14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Marcação de atendimento por assistente social

Maria Emília Silvestre
Maria Silvestre apresentou a reclamação
30 de janeiro 2019

Sou cuidadora à mais de 20 anos de minha mãe Mariana da Conceição Almeida que tem 101 anos. Até Outubro de 2018 a minha mãe encontrava-se em minha casa. Nesse mês o seu estado de saúde piorou e foi internada no Hospital Amadora Sintra com uma infecção respiratória e urinária. Durante o internamento o seu estado de saúde decaiu abruptamente, tendo perdido a mobilidade, manifestou-se diabetes (que nunca até essa altura tinha acontecido). A infecção respiratória e urinária foi tratada, Tendo em conta o estado, não tenho condições físicas, de espaço (moro numa casa sem elevadores) e monetárias para continuar a cuidar da minha mãe sozinha como até Outubro. Preciso de ajuda. Contactei a assistente social do Hospital Amadora-Sintra que não me deu nenhuma solução a não ser uma lista de lares privados. O Hospital mesmo tendo em conta a idade e estado da minha mãe e sem haver alguma solução deu-lhe alta clínica em Novembro. Não sabia que existem dois tipos de altas: clínica e social. A minha mãe não deveria ter tido nenhuma delas. Como não sabia cometi o erro de encontrar sozinha uma solução temporária de um lar particular. Lá encontrei a um preço absurdo 1700€ verificando posteriormente que as condições dadas aos idosos não são as que o valor deveria corresponder. Entretanto desloquei-me ao Centro de atendimento de Sintra para marcar com uma Assistente Social da Segurança Social. Para além disso efetuei várias inscrições em Lares que são IPSS, sendo a lista de espera enorme. Fui atendida em Dezembro. Indicaram-me que teria de telefonar para 300 512 594 às 2ªfeiras. Desde a 2ª seguinte que temos ligado sem que nunca tenham atendido o telefone. Entretanto o estado da minha mãe no mês de Janeiro piorou, sem que tenha existido assistência médica adequada por parte do lar. A minha mãe acabou por sair do lar na tarde 25/01/2019 para ser internada num hospital com uma pneumonia e uma infecção urinária, já num estado avançado. Tem estado a evoluir positivamente apesar de tudo. As poucas economias que tinha tem estado a ser gastas com esta situação. Precisamos de ajuda com urgência e não conseguimos de forma alguma obter a dita.

Data de ocorrência: 30 de janeiro 2019