14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Mau serviço prestado

Sam Andrês
Sam Andrês apresentou a reclamação
29 de junho 2020
No dia 29 de Junho, pelas 14:07 contactei o número de apoio da Segurança Social (300 502 502). A chamada foi gravada por "motivos de segurança e monitorização" e agradecia que a mesma fosse ouvida para que seja compreendida a surreal experiência que teve lugar.

Em primeiro lugar, foi-me "indeferido" o pedido ao Apoio Extraórdinário à Redução de Actividade para Trabalhadores independentes apesar de reunir todas as condições para receber o mesmo. Para além de não existir qualquer justificação minimamente aceitável e detalhada para o indeferimento, não tenho possibilidade de pedir o apoio para o mês de Junho (foi removida a opção no site). Ora, o prazo para o pedido desse apoio está a terminar, pois o mês está a chegar ao fim.

Ao contactar a linha de apoio e pedir esclarecimentos relativamente ao assunto a senhora que atendeu disse-me logo que ia passar a chamada para os serviços informáticos. Pedi-lhe para o fazer apenas depois de verificar a minha situação e a razão para o indeferimento. A senhora informou-me então que o pedido foi-me recusado porque tinha duas entradas de rendimentos (295€ cada) para os meses de Abril e Maio. Ora, creio que esse é o valor do apoio. No entanto, não o recebi (e o IBAN na Segurança Social Directa está correcto). Portanto, os pedidos foram-me recusados por ter rendimentos que aparentemente são os apoios da Segurança Social.

Ao confrontar a senhora com a informação, que é claramente incorrecta, a mesma recusou-se a responder-me a mais perguntas, como poderão verificar pela gravação feita à chamada. Não existiu qualquer atitude incorrecta da minha parte para desencadear a falta de colaboração da senhora.

Ora, as perguntas ficaram por responder e a situação por regularizar. Ainda não recebi os apoios, apesar de ser elegível, e não tenho forma de pedir para o mês de Junho. É uma total falta de respeito e consideração pelas vidas que estão vulneráveis à situação do COVID-19, seja pela falta de colaboração da linha de atendimento, ou seja pelos constantes erros informáticos que assobram o site.

Agradecia resolução imediata da situação e caso não me seja possível realizar o pedido devido a um erro informático, solicito que me informem urgentemente qual a alternativa que disponho para me candidatar ao apoio em tempo útil.

Nota: Poderão verificar que já tinha contactado a vossa linha de apoio, durante a semanas de 21-27 de Junho e 14-20 de Junho para resolução deste problema, sem qualquer tipo de sucesso.
Data de ocorrência: 29 de junho 2020
Sam Andrês
Sam Andrês avaliou a marca
30 de novembro 2022

Esquecem-se que o trabalho deles é serviço público