15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Nao pagamentos das prestaçoes em atraso e màs informaçoes.Prejudicado Financeiramente

Nuno Alves
Nuno Alves apresentou a reclamação
16 de janeiro 2018

Boa Noite
Gostaria e reclamar,junto da vossa instituiçao o meu desagrado e falta de profissionalismo dos trabalhadores da Segurança Social de Vila Nova de Gaia.
Por motivos pessoais e de saude,fiquei sem trabalho e sem qualquer direito a subs de desemprego(tambem estive de baixa 3 meses e sem direito a qualquer ajuda).Disseram me que podia recorrer ao RSI até resolver a minha situaçao,e este pedido foi feito em Setembro de 2017 na qual so obtive resposta através da Assistente Social que segue o meu processo em Dezembro desse mesmo ano dizendo-me que iria receber dia 23 desse mesmo mes,os 3 meses ( Out,Set e Dez).
Claro que este dinheiro nao iria resolver todos os meus problemas,ja que tinha algumas dividas(pessoas amigas que me ajudaram durante todo este processo) mas ja era um alivio.
Ao chegar a data,vi que so me tinham pago 1 mes,neste caso o de Dezembro e nao contente e em duvida do que se tinha passado dirigime a este serviço para ser informado desta falta de pagamento.Ao fim de 4h de espera la fui atendido e expliquei a situaçao,a sra em questao foi simpatica e explicou-me que houve um erro de transaçao e que ja estava bloqueado desde Outubro sem nunca ter recibo uma informaçao dessa situaçao.
A soluçao que me deu foique iria enviar um email(dizendo que era o prossedimento mais rapido) para me desbloquerem esse mesmo pagamento(2 meses em falta) mas que deveria voltar a passar em inicios de Janeiro de 2018 para confirmar.
Assim o fiz,voltei ao mesmo serviço dia 5 de esse mesmo mes(mes presente) e voltei a esperar,para no fim dizerem-me que no sistema nao estava qualquer informaçao,QUE DEVERIA ESPERAR POIS PODERIA DEMORAR ALGUM TEMPO(farto de esperar estou eu porque a minha situaçao e dividas nao esperam).
Esta resposta nao me agradou e resolvi tentar,ter um contato direnho por telefone para a Segurança Social n° 303502502.Nesta linha mais uma vez me disseram que nao viam nada(QUALQUER VALOR RETIDO) no meu processo e que teria de voltar a passar ou telefonar para me poderem dar mais informaçoes.
Dia 15 de Janeiro volto a telefonar,e qual é o meu espanto quando a Sra do outro lado da linha me diz que efectivamente tenho esse dinheiro retido mas que teria de preencher o modelo PA25 para poder recuperar a divida em falta que sem esse mesmo documento nunca me iriam pagar.
Esta informaçao nenhuma das pessoas e funcionarios desta instituiçao me deu,caso o tivessem feito ja teria a minha situaçao resolvida.
Mais uma vez(mas agora bem chatiado,enervado e frustrado das màs informaçoes e tempo que"perdi"para resolver tudo isto e recuperar algo que me é por direito)dirigi-me ao serviço pedi o papel,preenchi e aguardei 2h para entregar o mesmo.Ao voltar explicar esta situaçao à funcionaria (a 5 ° pessoa),disse me que nao era normal e que este papel nunca é preenchido nem enviado a Contabilidade pois o prossedimendo de EMAIL deste serviço para a contabilidade tem funcionado muito bem,eu com ironia pedi desculpa por SER O 1° a RECLAMAR e que era eu que nao achava normal em 4 pessoas,nenhuma me deu a informaçao e soluçao.
Este documento foi entregue mas mais uma ves terei de aguardar mais um mes para me resolverem e pagarem o valor em questao,tendo eu as mesmas obrigaçoes e estando eu em uma situaçao precaria.
Nao tenho trabalho(embora ja haja dois projectos em curso mas ainda nao estou no activo)e sem qualquer outro meio de sobrevivencia.

Data de ocorrência: 16 de janeiro 2018