14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Não posso receber na totalidade abono pré-natal

Ana Paula Freire
Ana Freire apresentou a reclamação
22 de outubro 2015

Venho por meios desta reclamação, pedir meus direitos.
Nunca pedi nada a segurança social, só quero o que é meu de direito.
Na legislação está escrito que tenho 6 meses após o nascimento para requerer abono pré-natal e familiar. Antes de completar 6 meses fui a segurança social de Loures e entreguei os documentos necessários para requerer o abono pré-natal. A senhora que me atendeu disse que estava tudo certo e dentro do prazo apenas não poderia dar entrada no abono familiar por que minha filha ainda não tinha residência, não me importei eu só queria o abono pré-natal.
Passaram 2 meses recebo um e-mail que iria receber 233€ do pré-natal. Achei estranho já que costuma ser muito mais.
Fui a segurança social de Loures novamente. Outra senhora me atendeu e disse que só tinha direito a duas prestações, porque estava fora do prazo. Como assim fora do prazo? eu requeri tudo antes dos 6 meses.
Disse que eu tinha apenas 2 meses a seguir o nascimento da criança para requerer o abono pré-natal, por isso recebi apenas duas prestações. Onde está o restante do abono?
Como é que ficamos na legislação está 6 meses e quando entreguei os documentos disseram 6 meses. Agora em 2 meses desde que entreguei os papéis mudou a legislação.
Fui investigar e não achei nada sobre 2 meses após o nascimento. Mas a segurança social continua a dizer que não tenho direito a mais nada.
Apesar de ser emigrante sempre paguei meus impostos e nunca pedi nada a segurança social. Só quero o que é meu de direito.

Cumprimentos

Ana Paula Freire