Exmo. Sr. Ministro da Segurança Social Pedro Mota Soares,
o motivo que me leva a escrever-lhe através desta queixa (que tenho a noção que nunca irá ler, mas sim um qualquer seu secretário(a) contudo se escrevesse uma carta a mesma nunca seria respondida e ficaria mudo para sempre)Assim pelo menos haverá algumas pessoas a ler esta queixa, além de vocês...
Encontro-me neste momento desempregado há já quase três anos,sem objectivos à vista e com sucessivas entrevistas em empregos por vos (entidade) sugeridos a ganhar 242.50 euros/mês através dos programas 2d2 ou 2b2 que mais não são que uma fachada e uma maneira de algumas entidades se encherem de dinheiro, não pagando os impostos devidos (pois não atinge o volume obrigatório para tal) e ficando com o trabalho precário (angariado ) por cada trabalhador.Passo a explicar: Um candidato ao lugar de vendedor Comissionista, tem de fazer um horário de 8 horas a tocar as campainhas de porta a porta a incentivar os consumidores a mudar de Operadora TV. Para ganhar os 242.50 euros/mês, tem de fazer 25 adesões (aqui o numero varia de empresa a empresa) mas no mínimo são 20 a 25, só ao 26º ou 21º consoante o caso, começa a ganhar comissões. Passado 10/15/20 dias (depende de alguns factores) os Comerciais chegam à conclusão de que não conseguirão nunca atingir contratações, para ganharem , pelo menos o Ordenado Mínimo e desistem.
Ao desistirem como o fazem de forma VOLUNTÁRIA, não estão sujeitos a qualquer pagamento por parte da Entidade Empregadora, o mesmo será dizer, vai para casa sem nada, contudo a Empresa já fica com 10/15/20 contratos que estarão fidelizados pelo menos 12 a 24 meses. Está a ver o esquema Sr. Ministro ??? Agora multiplique em média 15 contratos (numero aleatório que pode aumentar ou diminuir), por outros tantos Comissionistas que saem sem nada receber, são em média 225 contratos/mês, que ficam fidelizados e nada pagam.Este esquema vai rodando dia a dia e basta ir a um qualquer Centro de Emprego e são 90% da ofertas de Emprego. E A SEGURANÇA SOCIAL e o IEFP, COMPACTUAM COM ISTO pois não é a primeira vez que me enviam ofertas de emprego deste teor. Vai o Sr. Ministro denunciar esta situação, ou quer que seja eu a fazê-lo, de maneira menos Diplomática? (atenção isto não é uma ameaça,é simplesmente um pedido de atenção de alguém desesperado e revoltado com a situação....)
Contudo a situação que me leva a escrever esta queixa, não é propriamente este tema, isto é só a introdução. O que me leva a vir até vós desta maneira (pois sei que por carta JAMAIS me responderão) é o facto de estar há já quase 3 anos desempregado. Tenho 53 anos e sou novo de mais para a reforma e velho de mais para o Mercado de Trabalho. Li sobre o Programa Reativar e como estou no fim do meu Subsidio, dirigi-me hoje ao Centro de Emprego da minha Área de Residência a fim de saber sobre o mesmo e me inscrever no Programa. SURPRESA....no Centro de Emprego, nada têm/nada sabem a respeito deste Programa e dizem que não foram informados de nada, nem metas, objectivos, exigências etc etc. Foi-me dito que possivelmente na segunda quinzena deste mês possa haver alguma informação, mas nada é garantido. O Sr. Ministro Mota Soares e a Entidade Segurança Social, não têm vergonha de andar a iludir as pessoas ? Sim iludir. Sabe o que me disseram no Centro de Emprego ? O nosso Estado primeiro ILUDE e depois DESILUDE. É vergonhoso que venham para as TV's falar em retoma (só para Inglês ver [neste caso é MERKEL, FMI , TROIKA E BCE]), quando vemos cada vez mais pessoas nos Centros de Emprego, nos IEFP, nos Programas de Formação Profissional (sim porque esses sim são um grande factor para a baixa do Desemprego, contudo nada resolvem).
Ver cada vez mais os nossos qualificados saírem para o Estrangeiro, falo de Anestesistas, Enfermeiros, Engenheiros e qualquer dia Médicos etc etc e vêm os Sr.'s para a Comunicação Social dizer que está a haver retoma ? ? Retoma só se for para a vossa parte . Eu estou a beira de ficar sem subsidio e sem emprego à vista. Estou a ver que só me resta uma saída O SUICÍDIO pois sem possibilidade de honrar com os meus compromissos não vejo outra alternativa para pagar as minhas despesas fixas mensais,contudo IMPUTAREI MORALMENTE a vossa pessoa/Instituição, assim como ao IEFP toda a responsabilidade de tal acto, pois foi o Estado Português que me colocou nesta situação. A mim a a milhares de Portugueses que estão em situação igual a minha e alguns já pior e vem o Sr.Ministro Mota Soares e o Sr. Primeiro Ministro falar em retoma ????
Sr. Ministro Mota Soares, fica o meu apelo para que algo seja feito. Em fim de Maio acaba o meu Subsidio, se até lá nada for feito para que eu possa integrar com dignidade ao mercado de trabalho, uma tragédia cairá sobre a minha família e ai será o Sr. bem como o resto do Governo os únicos responsáveis por tal, pois não só compactuam com o enriquecimento Ilícito de certas Empresas na forma como contratam ou Subcontratam os Funcionários, como também apoiam e ajudam outras tantas a ludibriar-nos e a tornar-nos escravos e submissos.
Tenho dito.
Desisto de lutar contra o estado
Voltaria a fazer negócio? Não
"Este país não é para velhos"
"Este país não é para velhos"
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.