16.9
Média das Avaliações
31,1%
Taxa de Retenção de Clientes
39,5%
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• 300 502 502
  • Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Negação de informação abono pré-natal e má educação

Rosa Leite
Rosa Leite apresentou a reclamação
29 de junho 2023
Estou grávida de 31 semanas e tentei aceder ao pedido para Abono pré-natal via on-line. Ao preencher os dados fui alertada para um dos itens " Declaração de Património" ao qual preenchi no campo "nada a declarar" e, de facto, não permitia o avanço na candidatura, mas também não validava a informação por mim declarada.
Decidi então dirigir-me ao balcão da Segurança Social mais próximo da minha residência, situado na Av. da República 1820, Vila Nova de Gaia no dia 21 de Junho 2023 por volta das 11 horas da manhã. Fui atendida pelo Senhor Francisco Pinto.
Ao expor a minha dúvida com o intuito de resolver a situação atrás citada e com a finalidade de aceder ao pedido do Abono pré-natal, qual não é o meu espanto o dito Senhor Francisco Pinto foi extremamente mal-educado começando por dizer que e passo a citar : " Não sou técnico informático, essa ( temática Abono pré-natal) não é a minha área, Não percebo nada disso.. Isso é com a segurança social direta não é comigo...". Ainda assim coloquei em cima da secretária o meu Cartão de Cidadão ao qual se dirigiu prontamente a dizer que " Nem vale a pena dar-me isso porque não vou se quer entrar na sua página". Questionei apenas como poderia resolver a minha questão uma vez que me dirigi ao balcão mais próximo com essa finalidade, mas a pessoa /profissional que dá a cara pelo Estabelecimento simplesmente me nega ajuda e diz não perceber sobre o assunto.... pergunto eu que tipo de profissionais são estes que nem resposta ou encaminhamento dão às dúvidas ou questões dos cidadãos Portugueses.
A minha reclamação incide não só desta negação para esclarecimento de dúvidas ou encaminhamento para uma solução eficaz, mas essencialmente para o discurso utilizado mal-educado e malformado no mesmo. Não obstante e em tom de troça me questionou a presença ou não do meu Boletim de Saúde da Grávida porque segundo o próprio " Ter barriga não significa prioridade nem tão pouco estar mesmo grávida. Eu também tenho barriga e não estou grávido...". Mediante tamanha falta de Respeito, Educação e Civismo limitei-me simplesmente a não responder. Relembro que sou uma grávida de 31 semanas e, portanto, é notório e visível fisicamente para além de que este Boletim existe para a importância da minha Saúde bem como a do meu bebé que vai nascer e que os dados nele contidos são confidenciais e só poderão ser utilizados para fins clínicos.
Fica á V/ consideração este comportamento inadmissível testemunhado por mim.

Cordialmente,
Data de ocorrência: 21 de junho 2023
Rosa Leite
27 de julho 2023
Lamentável como passado mais de um mês não existe qualquer resposta á minha reclamação….
É o País que temos!!!
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.