15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Número segurança social

Marco Rosa
Marco Rosa apresentou a reclamação
21 de maio 2019

Entreguei minha documentação para inscrição na segurança social como trabalhador independente dia 29/03/19.
No dia recebi um papel contendo o nome dos documentos entregues o nome da funcionaria que os recebeu
E um QR code que não leva a destino algum.
Uma mês após isso recebi uma proposta de emprego por conta de outrem, porém como já havia encaminhado o pedido eles solicitaram o número.
Fui até a segurança social de Setúbal para saber em que situação estava o pedido, porém fui penteado a esperar ou ligar para o telefone de informações, no telefone os operadores não souberam me especificar nada, então voltei até Setúbal e perguntei se havia algum número atribuído ao meu NIF, a funcionária disse que não e que isso poderia levar até 3 meses, então no outro dia fui até a loja do cidadão da bela vista e fiz a mesma pergunta, lá me disseram que poderia levar até 6 meses, fui na segurança social do Barreiro e fiz a mesma pergunta, ela me disse que por eu ser brasileiro os papeis passavam primeiro pelo SEF e que pode levar até um ano, então voltei a primeira loja do cidadão onde dei entrada, a loja de laranjeiras, e láe disseram que pode levar uma média de 4 meses.
Enfim...
Gostaria de saber se os papéis realmente passam pelo SEF, e qual a média de espera ou se há alguma forma de verificação do andar do processo.
Pois se tratar de um órgão público achei todas as informações extremamente desencontradas e sem alguma credibilidade o que me faz ficar mais dúvida referente ao tempo de espera.

Data de ocorrência: 21 de maio 2019
Marco Rosa