14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pagamento de pensão

Maria das Dores da Cunha Cerqueira de Abreu
Maria Abreu apresentou a reclamação
2 de dezembro 2017

Boa tarde. No passado dia 25/10/2017 enviei, após indicação dos serviços da SS (Centro Nacional e Pensões de Entrecampos-Lisboa), o seguinte email:
"Exmo. Senhor
Diretor dos serviços de pensões,
De Viana do Castelo

Eu, Maria das Dores da Cunha Cerqueira de Abreu, filha e herdeira de Almerinda Martins da Cunha, NISS nº 11249526835, venho por este meio, solicitar que seja reaberto o processo sobre o pagamento da pensão
social de minha mãe, referente ao ano de 2015.
Tendo sido entregues todos os documentos solicitados e não compreendendo o porquê do arquivamento do processo de pagamento, venho solicitar que o mesmo seja restituído a partir desta data.
Caso haja algo em falta, solicito que me seja dada informação, em virtude de pensar que tudo tenha sido entregue, incluindo “prova de vida” aquando da suspensão do pagamento da referida pensão.
Ademais, solicito ainda que seja pago o “subsídio de funeral” e o “subsídio de solidariedade” do idoso”, que, conforme consta nos vossos serviços, nunca foram disponibilizados.
Maria das Dores da Cunha Cerqueira de Abreu"

Após este envio recebi no dia 26/10/2017 a seguinte resposta:
"Exmo(s). Senhor(es),
Acusamos a receção da V/ mensagem infra que mereceu a nossa melhor atenção e face às questões suscitadas cumpre informar o seguinte:
O assunto que nos remete é fora do âmbito do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.
Deve encaminhar a sua questão ao Centro Distrital da Segurança Social do Instituto da Segurança Social, IP ou dirigir-se a um balcão da segurança social. Alertamos para o facto de alguns serviços funcionarem apenas com marcação prévia, pelo que aconselhamos o agendamento através da página da Segurança Social.
(Por favor, não responda a este email. Este endereço serve apenas para enviar mensagens e não recebe respostas.)
Atentamente,
Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P.
Departamento de Gestão de Dívida
E-mail: igfss-divida@seg-social.pt
SAT: 300 036 036 (dias úteis, das 9h às 18h)
Nota: Nas Secções de Processo de Lisboa, Braga e Porto o atendimento presencial da tipologia “Informações” é efetuado por marcação em www.seg-social.pt "

Não me podendo conformar com esta resposta e por saber que a mesma não está correta quero/exijo que a situação seja resolvida com a maior celeridade possível.

Caso seja necessário algum documento/esclarecimento adicional, tal como disse anteriormente, estou inteiramente disponível para o que for necessário.

Obrigado pela atenção.
Maria das Dores Abreu