15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pagamento Subsídio de Funeral e Pensão de Viuvez

Marisa Teodoro
Marisa Teodoro apresentou a reclamação
24 de maio 2018

O meu pai faleceu a 2 de julho de 2017, a alguns meses de completar 65 anos. O requerimento das prestações por morte deu entrada nos serviços da Segurança Social a 18 de julho de 2017, bem como toda a documentação solicitada para o efeito. O meu pai beneficiava de uma prestação mensal de pensão por invalidez, quer de Portugal quer de Espanha. Foi também entregue a documentação para o tratamento da situação com a entidade espanhola. Ora, a esta data, não foi paga qualquer prestação à minha mãe e nem sequer o subsídio de funeral. Após várias deslocações ao balcão da Segurança Social, a informação obtida é sempre a mesma: estamos a aguardar reposta de Espanha. O problema é que Espanha só teve conhecimento do falecimento do meu pai no passado mês de abril, quando foi enviado o documento de prova de vida - ao qual a minha mãe anexou uma cópia da certidão de óbito, e procederam à anulação do pagamento das prestações que nunca deixaram de fazer e ao pedido de reembolso dos valores pagos indevidamente. É inadmissível que passado quase um ano da data de falecimento a situação continue por resolver. A minha mãe ainda não recebe qualquer tipo de pensão nem tem rendimentos de outra natureza. Esteve 9 meses a sobreviver com a quantia de 200€ referente à prestação que Espanha continuou a pagar... entretanto já nem isso recebe. O dinheiro infelizmente não cresce nas árvores nem nós vivemos só com o ar que respiramos. Agradecia que informassem quando pretendem liquidar as prestações devidas, e nem solicito urgência uma vez que deduzo que a situação em si seja mais que urgente.

Data de ocorrência: 24 de maio 2018
Marisa Teodoro