15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pagamentos indevidos

Elisabete Sofia do Livramento Guerreiro
Elisabete Guerreiro apresentou a reclamação
1 de abril 2016

Em 2015 encontrava-me gravida e ao qual me dirigi ao estabelecimento da segurança social de albufeira para preencher os papéis para receber o abono pré-natal,com a ajuda de uma funcionária ,de qual o nome não é do meu conhecimento,preenchi o formulário com todos os dados que me eram pedidos. No final a mesma funcionaria confirmou todos os dados,no qual consistiam no meu agregado familiar Hugo Correia (marido), Rafaela Correia ( filha) . Foi me atribuído durante 6 meses um valor que infelizmente não me recordo. Recentemente recebi uma carta da segurança social a dizer que teria de devolver o valor de 172.92€ pois me foi indevidamente enviado, dirigi-me a um estabelecimento da segurança social para me esclarecer a situação ao qual prontamente a funcionária me explicou que esse mesmo valor seria de uma pessoa que viva sozinha,ou seja se fosse solteira, a mesma funcionária foi aos meus registos e confirmou o meu agregado familiar, hoje com mais um membro (Lendro Correia). A minha reclamação baseia-se no facto de eu ter preenchido correctamente os papéis e me terem enviado valores que hoje vejo que não me eram atribuídos,sou uma pessoa que passo muitas dificuldades,tenho dois filhos menores,um deles bebé,e outra com 10 anos ao qual me dão muitas despesas,marido desempregado. Estou muito desiludida com os serviços pois agora me vejo com dificuldades em pagar o valor em questão, dirigi-me ao estabelecimento e pedi para pagar em prestações, valor esse que mensalmente e o valor de uma lata de leite para o meu bebe que dura uma semana. A questão é,recebi dinheiro que não devia que foi erro da segurança social e não erro meu,E se nao pagar o que acontece? Obviamente serei sempre eu a devedora,pois infelizmente não percebo no que consiste os valores que recebo. Gostaria que tivessem em atenção a minha reclamação e que tomassem providências.

Data de ocorrência: 1 de abril 2016
Segurança Social
27 de abril 2016
Exmos. Srs.,

Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por mail para o endereço eletrónico da interessada, registado na Segurança Social.

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP

Linha Segurança Social – 300 502 502, Estrangeiro: + 351 300 502 502