15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Parentalidade - subsídio por assistência a filho

Anabela Serrano dos Santos
Anabela Santos apresentou a reclamação
18 de março 2019
No passado dia 30 de janeiro de 2019, submeti, via segurança social direta, requerimento de subsídio por assistência a filho e enviei documento justificativo do pediatra, detendo em minha posse documentos comprovativos, de tais atos.
Durante o mês de fevereiro, e após verificar, através da segurança social direta, o estado requerimento, constato que não há qualquer tipo de estado atribuído. Assim, contactei telefonicamente a segurança social direta para averiguar o que se passava, ao que fui informada que o meu requerimento estava válido e que tinham o documento justificativo, que era uma questão de aguardar.
Depois de aguardar alguns dias e mantendo-se a mesma situação, enviei um email via segurança social direta a solicitar um esclarecimento quanto ao processo em causa com documentos comprovativos, ao que fui informada via email de 25/02/2019 que não constava no registo da aplicação da Segurança Social, qualquer registo de pedido de requerimentos da aplicação da Parentalidade. Estranhando a resposta voltei a enviar email com documento comprovativo do pedido de subsídio por assistência a filho emitido pela Segurança Social.
Mantendo-se a situação inalterada, e depois de contactar várias vezes a segurança social direta, que sempre me informou que estava tudo correto e que não percebiam o que se passava, e que o processo já deveria estar encerrado, dirigi-me pessoalmente ao serviço da Segurança Social da minha área de residência, onde fui informada que não havia qualquer registo de requerimento.
Uma vez que já detinha em mão uma nova baixa emitida pelo médico de família, antevendo que teria de refazer o pedido, entreguei a declaração médica onde ateste necessidade inadiável de assistência inadiável e imprescindível ao filho, começando o processo do início, tendo sido ainda informada que o prazo previsto de registo do documento seriam 6 semanas.
É lamentável que se pretenda agilizar o sistema com mecanismo como a Segurança Social Direta e que depois não estejam coordenados com os serviços centrais.
Data de ocorrência: 18 de março 2019