15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pedido bonificação de abono de família

Rita Quintas
Rita Quintas apresentou a reclamação
24 de agosto 2020
Serve o presente contacto para apresentar uma reclamação referente ao pedido de bonificação do meu filho, pedido a 03 de Março de 2020, juntamente a este requerimento foi também solicitado o subsidio de apoio à 3ª pessoa.
A 15/04 foi enviado um email para cdss Lisboa (equipa de prestações familiares) a questionar o porquê do processo referente à bonificação ainda não surgir em sistema, pois na linha de apoio foi-me dito que não havia qualquer pedido. Assim sendo, enviei o comprovativo que tinha, que provava a entrega do mesmo.
A 21/04 foi enviado outro email para cdss Lisboa, pois não tinha obtido qualquer resposta ao email anterior.
A 05/05 recebi uma resposta por email a indicar que o assunto estava em análise e que iria receber uma resposta tão breve quanto possível.
A partir dessa data, através do site da segurança social consegui ver que esse pedido de bonificação passou a pendente e assim esteve durante mais de 3 meses (90 dias).
Durante todo esse período foram várias as tentativas para entender o que se passava:
- Liguei mais de 10 vezes para a linha de apoio ao cliente (300502502) – não obtive esclarecimentos;
- enviei 2 pedidos de contacto com a Segurança Social Directa, através do formulário – não obtive esclarecimentos;
- desloquei-me a Seg. Social de Óbidos e lá não me souberam informar o porque da pendência, aconselharam-me a requerer um Pedido de esclarecimentos a 10/07;
- consegui nova marcação presencial para a Segurança Social em Marvila a 24/07 e foi nessa altura que me indicaram que estava a faltar o meu documento de identificação, entreguei o documento e fiz novo pedido de esclarecimento. – até hoje não obtive resposta.
Todos os documentos para o pedido de bonificação e apoio à 3ª pessoa foram entregues no balcão, o meu cartão de cidadão também foi entregue, inclusive através do documento de prova da SS DIRECTA. É inadmissível estar à espera mais de 5 meses para ser informada que o que tornava o processo pendente era o meu cartão de cidadão e após a entrega do mesmo o processo ter passado de pendente para “aguarda deserção” .
O meu filho já foi à Junta Médica a 01/07 e acredito que o subsidio de apoio à 3ª pessoa esteja pendente pelo facto da bonificação não estar tratada.
Sinceramente, não sabendo a quem mais me dirigir decidi recorrer a vossas excelências para que me possa ajudar a resolver este problema de uma vez por todas, uma vez que as minhas tentativas têm sido mal sucedidas, pois não sou esclarecida nem obtenho resposta aos meus pedidos de esclarecimento.
Agradeço desde já a vossa atenção.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 24 de agosto 2020