15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pedido de esclarecimento

Jorge António da Silva Quelhas
Jorge Quelhas apresentou a reclamação
19 de agosto 2016

Bom dia. Venho por este meio informar que depois de ter enviado uma queixa sobre a Segurança Social por equívocos e enganos deles obtive a resposta da Segurança Social por carta. Informo que não está fiel à verdade dos factos, aquilo que me dizem é contraditório e passo a explicar.

A carta que me enviaram diz .« Restituição de prestações».
Chamo a atenção para que nessa mesma carta que está assinalada como documento 1, na penúltima frase assinalada com o numero 1, e depois na contradição do que diz na última frase assinalada com o numero 2. Assinalam a quantia de 1516,15€ de débito à qual fiz um acordo de pagamento em 50 prestações do qual já foi pago 9 prestações, e encontrasse regularizado à data desta missiva. A minha dúvida é que num ponto (frase1) me dizem que a divida está correta e tenho que a pagar, na frase em seguimento (frase 2) me dizem já efectuei o pagamento daquele montante referido em cima e que por tal a situação encontra-se regularizada. É do meu interesse saber em que ponto de situação afinal me encontro.

Outro assunto sobre o qual pesso esclarecimento é sobre a suspensão da parte da minha esposa do RSI entre o ano de 2009 e o ano de 2013, pois foi feita a prova na Segurança Social do agregado familiar e com morada fixa, visto ela ser estrangeira de nacionalidade Cabo Verdiana. Visto que como diz no documento numero 1 foi feito prova da situação da minha esposa, regularizada, gostaria de saber o motivo pelo qual não houve uma restituição das parcelas referentes à minha esposa dos anos anteriores, tendo sido sempre como suspenso e não cancelado.

Chamo a atenção para o documento 5B à data de 1/9/2012 me foi pago a prestação do valor de 303,23€ (valor este é a minha parte e a parte dos menores ao meu encargo) ao qual eu tinha direito e no mesmo mês já fiquei em debito dessa mesma quantia. Após essa data ou seja 1/10/2012 todas as parcelas acima indicadas aparecem alternadas positivo negativo, se me encontrava a receber indevidamente gostaria de saber porque é que continuaram a efectuar os pagamentos? Dando assim origem a esta divida. No ano de 2014 não só não houve restituição ou explicação referente à parte da minha esposa, assim como o RSI me foi cancelado.

Anexado envio os documentos os documentos para vossa análise.
Peço encarecidamente que tenham toda a atenção sobre este meu pedido pois está em jogo a estabilidade de uma família.

Sem outro assunto cordialmente.

Data de ocorrência: 19 de agosto 2016
Jorge Quelhas
21 de agosto 2016
Venho acrescentar à minha reclamação um dos documentos , a carta que a Segurança Social me enviou que não entrou no email enviado.
Jorge Quelhas
22 de agosto 2016
novo documento para análise.
Esta resposta tem um anexo privado
Segurança Social
29 de agosto 2016
Caros senhores,
Já contactámos o cidadão que apresentou a reclamação n.º 5372016
Para garantirmos a sua privacidade, entrámos em contacto direto com o/a interessado/a.

Queremos prestar um atendimento de qualidade

Com os nossos cumprimentos,

Instituto da Segurança Social, I.P.
Este email serve apenas para enviar mensagens e não recebe respostas.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt