14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pedido de REFORMA com atrasos ESCANDALOSOS

Jaime José Gouveia Ferreira
Jaime Ferreira apresentou a reclamação
22 de maio 2018

Pedi a Reforma com 3 meses de antecedência. (Não se pode pedir com maior antecedência)
Acontece que passados os 3 meses cortaram o subsídio uma vez que atingi a data da idade da Reforma.
Entretanto, não me foi ainda atribuida a pensão (!)
Fui reclamar na Segurança Social, primeiro via telefónica, depois pessoalmente, mas embora tenham sido muito simpaticos acabaram por não me saber dizer quando receberei a minha reforma (!). Meu pedido foi no início de Fevereiro deste ano e informaram-me que ainda estão a processar os pedidos entrado em Novembro do ano anterior.
Não é admissível esta falta de eficiencia dos Serviços Sociais, que foram muito prestos a cortar o Subsídio de Desemprego, mas não cumprem com os prazos na atribuição das Pensões. De que vão viver as pessoas enquanto não resolvem os problemas de PESSOAL !!!!
MAIS GRAVE ainda é nâo terem PREVISÂO da DATA em que vão ATRIBUIR A PENSÂO

Data de ocorrência: 22 de maio 2018
Jaime Ferreira
8 de abril 2019
Ainda não tenho a minha Reforma UNIFICADA correspondente à TOTALIDADE da carreira contributiva.

Além disso, mesmo no cálculo do valor (PROVISÓRIO) da pensão, foi cometido um erro, uma vez que deveriam ter considerado como carreira contributiva na indústria um total de 38 anos e não de 37 anos e 119 dias. Descobri com a ajuda da Segurança Social, que tinha havido um erro, que parece estar já resolvido deste 2018/07/19, referente ao Subsídio de Desemprego que devia ter sido de 120 dias e por erro terá sido comunicado como de 119 dias.

Nessa mesma altura, a D. Marta Oliveira enviou então um email (2018/07/19), em anexo, solicitando uma "REVISÂO AO CALCULO PENSÂO - NISS 11096617850", por forma a passarem a considerar os 120 dias de 2018 e não os 119 que estavam em erro. (ver Documento em Anexo).
Recebi uma carta em 2019/02/05, da CGA, solicitando PROVAS AUTENTICAS de TODO o TEMPO de SERVIÇO, que já tinha apresentado na SEGURANÇA SOCIAL. Enviei, via carta registada com Aviso de Recepção, em 2019/02/06 cópias AUTENTICADAS por notários do ORIGINAIS da Certidão da UP e da Declaração do AE Infante D.Henrique, respondendo ao solicitado, muito embora tenha dificuldade em entender como SÒ UM ANO depois do pedido de Pensão por Velhice UNIFICADO onde apresentei os originais, venham fazer de novo este pedido.

Tentei reabrir a RECLAMAÇÂO uma vez que além do erro relatado, ainda não vi repercutir na minha PENSÂO, o Tempo de Serviço na Função Pública (1975 a 1981) . Provavelmente vou ter que ABRIR uma nova Reclamação referenciando esta reclamação: 19025318 de 22/Maio/2018

ACONTECE que já PASSARAM mais 2 MESES e continuo SEM RECEBER nenhum FEEDBACK

AGUARDO RESOLUÇÃO
Esta resposta tem um anexo privado
Jaime José Gouveia Ferreira
Jaime Ferreira avaliou a marca
9 de maio 2019

A questão não ficou totalmente resolvida e eu tentei reabrir a queixa 19025318 mas não consegui. O comportamento da Caixa Nacional de Pensões da SEGURANÇA SOCIAL é simplesmente DEPLORÀVEL. Em Agosto de 2018 foi-me atribuída uma pensão provisória a partir de 1 de Maio de 2018, e estamos em Maio de 2019 e contnuo sem receber na totalidade a Pensão a que tenho direito.