15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pedido de reposição de abono de família

Maria Franco
Maria Franco apresentou a reclamação
25 de maio 2016

Em 2013 recebi uma nota de reposição relativa a 2012 da segurança social. Impugnei a mesma com a informação sobre os rendimentos auferidos nos anos de 2011 e de acordo com a composição do agregado familiar (só eu), suportada com os diferentes decretos lei e guias da segurança social, com a informação adicional de que na realidade era a segurança social que estava em divida para comigo por não ter considerado a respectiva majoração do abono uma vez que estava numa situação de agregado monoparental.
Ao fim de 3 anos continuei sem resposta. Dirigi-me por várias vezes à loja de Cidadão de Odivelas onde a resposta é que nada constava em sistema, nem nota de reposição, nem a minha reclamação enviada com aviso de recepção.

Em Janeiro de 2016 apresentei novamente uma reclamação por escrito e fiz uma reclamação no livro amarelo. Não obtive qualquer resposta.

Dia 15 de Maio, 4 meses depois, e porque não estava com disposição de ter de aguardar mais 3 anos por uma resposta que não sabia se ia aparecer, voltei a fazer uma reclamação desta vez para o centro distrital de Lisboa.
Recebi ontem, 24 de Maio de 2016 a resposta à minha primeira reclamação (de 2013). A resposta é basicamente uma cópia do documento que recebi em 2013 sem qualquer explicação sobre os valores e desprezando por completo a informação de que à data o meu agregado familiar era de apenas uma pessoa e que a união de facto em que estou presentemente tem unicamente efeitos a partir de Agosto de 2013, dois anos após a alteração da morada fiscal de acordo com a informação presente nos guias da segurança social e nos decretos que regem inclusivamente as finanças no que respeita à matéria.
Gostaria de saber a quem posso recorrer para obter uma explicação sobre os valores que me exigem e para que o calculo do abono seja correctamente processado já que as exposições e reclamações à segurança social de nada servem e pretendo resolver a situação o quanto antes já que a situação se está a arrastar há mais de 3 anos.

Data de ocorrência: 25 de maio 2016
Maria Franco