15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pedido de Subsídio de Desemprego

Sonia Gomes
Sonia Gomes apresentou a reclamação
31 de julho 2017

Foi-me indeferido o pedido de Subsídio de Desemprego em carta com data de 04-04-2017, a qual só despachada para o correio em 15-05-2017 e eu só a recebi em 22-05-2017. Nela é dito :
"Informa-se V.Exa de que o requerimento acima indicado será indeferido se, no prazo de 5 dias úteis a contar da data da recepção deste ofício, não der entrada nestes serviços, resposta por escrito, da qual constem elementos que possam obstar ao indeferimento, juntando meios de prova se fôr caso disso."
O motivo apresentado para o indeferimento era de que eu estava a trabalhar noutra empresa na data em que solicitei o subsídio de desemprego (31-03-2017), o que não era verdade. O que aconteceu foi que a penúltima empresa para a qual trabalhei não me retirou dos quadros do seu pessoal na segurança social depois de eu me ter despedido (minha iniciativa) por justa causa com efeitos imediatos em 14-02-2017. Fui trabalhar para outra empresa em 15-03-2017, mas as coisas não correram bem e a empresa cessou o meu contrato dentro do período experimental. Deu-me o papel para requerer o subsídio de desemprego, que eu apresentei no dia seguinte na Seg. Social (31-03-2017). Disseram-me que estava tudo bem e que tinha de aguardar.
Como achei que estavam a demorar muito tempo a responder, dirigi-me em fins de Abril à Seg. Social e foi-me dito que o meu processo estava indeferido porque eu estava a trabalhar para outra empresa. Contactei essa empresa através da minha advogada e disseram que iam retirar-me dos quadros de pessoal da Seg. Social. Mas a verdade é que não o fizeram e assim, no dia 02-05-2017, entreguei na Seg. Social comprovativos em como já não trabalhava nessa empresa desde 14-02-2017, incluindo o formulário de cessação da actividade do trabalhador. Fiquei com os comprovativos da entrega e fiquei a aguardar. Em fins de Maio recebi a tal notificação da Seg. Social datada de 04-04-2017 e fui novamente à Seg. Social. Disseram-me que o processo estava pendente.
Mas continuei a não receber nenhuma resposta por parte da Seg. Social.
Em meados de Junho voltei à Seg. Social e qual não foi o meu espanto quando me disseram que o meu processo estava "indeferido", mas não sabiam dizer-me porquê. A partir daqui enviei já 4 mails para a Seg. Social do Porto. Responderam-me 2 vezes que tinham encaminhado o mail para os serviços competentes, mas a verdade é que hoje, 31-07-2017, continuo sem receber resposta.

Data de ocorrência: 31 de julho 2017
Segurança Social
31 de julho 2017
Caros Senhores

Já reencaminhamos o email para o serviço competente.
A reclamação apresentada através do vosso portal está a ser tratada pelos nossos serviços.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
Sonia Gomes
Sonia Gomes avaliou a marca
20 de janeiro 2021

Neste meu caso, a queixa neste portal resultou. Passados 15 dias, o meu problema foi resolvido. Obrigada!