15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Pedido subsidio parentalidade

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
6 de agosto 2022 (editada a 8 de agosto 2022)
Tivemos um filho no dia 11/06/2022, infelizmente nasceu sem vida, para prestar apoio a mãe optamos por aceitar a proposta do subsidio parentalidade, como possibilitava 20 dias para o Pai e 120 dias para a mãe, e para evitar mais stress eu próprio fui pedir o subsídio e entregar os papeis e fui entregar na segurança social da loja cidadão da segurança social de Aveiro.
Já começou mal, nesse espaço da SS, não sabiam como agir, uns achavam que não tínhamos direito, outros sim, saí desse espaço a pensar que os funcionários têm pouca formação.
Passado os 1º 30 dias marcamos reunião vídeo conferencia, é sempre chato falarmos sobre esse assunto, porque fazem as mesmas perguntas, a pessoa que nos atendeu online foi simpática e compreensiva mas não podia ajudar em nada, dizendo que era um processo demorado devido a logística e a ordem de chegada, estranhamos porque entre a loja de cidadão e o centro distrital talvez não chegam aos 5km de distancia .
Passado 45 dias após termos entregue os impressos, resolvi por vontade própria, voltar inserir todo o processo por via online uma vez que a informação é que ainda ninguém tinha pegado no processo, no portal da segurança social direta, no dia 25/07/2022, o processo foi simples e rápido .
Recebemos a 1º comunicação pela parte da SS no dia 04/08/2022, no qual constava o seguinte :
Assunto: A aguardar entrega de documento(s) de Requerimento de Parental Inicial... Documento inválido - Comprovativo de Nascimento do Descendente; Motivo(s) de Invalidação - Por não constar a identificação dos dois progenitores.

Entregamos os 2 documentos que nos foi entregue pelo Hospital de Aveiro, que consta a informação relevante e pelo que entendi é o mesmo documento que entreguem a todos os pais, só apenas ainda não conseguimos fazer o registo da criança por motivos alheios a nossa vontade, mas têm haver com um processo interno do hospital, que está analisar o motivo porque uma criança que parecia saudável e que estaria tudo bem não resistiu.
Com isso, acho uma falta de respeito e insensibilidade da parte da SS, é um processo doloroso, uma mãe que fez de tudo para ter um filho, sempre certinha.... e perde o filho após os 9 meses! e andam com burocracias, a perguntar quem é o pai e a mãe se no próprio documento consta os pais .
Gostaríamos que alguém entrasse em contato e que fossem realmente concisos e diretos sobre esse assunto.

com os melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 4 de agosto 2022