15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Prestação de Inclusão Social

Carla Alexandra Rodrigues Teixeira
Carla Teixeira apresentou a reclamação
5 de abril 2018

Boa Tarde
Em Janeiro deste ano enviei o seguinte email para obter um esclarecimento por parte da segurança social relativamente há nova prestação de inclusão social e até agora não obtive resposta.

"Ex.mos/as Senhores/as,
Venho por este meio expressar o meu descontentamento perante a nova prestação social de inclusão (PSI) para deficientes.
Sou irmã de um menino com trissomia 21 (90% de incapacidade), que recebia a pensão social (235,16€ já com metade do subsidio de Natal) e segundo uma carta que recebemos vai ser agora substituída pelo PSI. Na carta dizia que essa pensão iria ser substituída a partir de Janeiro pela componente base da nova prestação que será de 264,32€ e que seria uma prestação de 12 meses. Ora perante isto dirigi-me à segurança social da minha área de residência (Coimbra) para tirar as duvidas que tinha sobre isto, esperei 4 horas para ser atendida e quando chega a minha vez e questionado sobre o porque de ir receber 12 meses (Subsidio de Ferias e de Natal não terá direito) e como aquele novo montante e sem os subsídios ficaria a receber menos, a funcionária me diz que não me sabe responder a isso pois não tem informação sobre essa nova prestação, disse-me para eu esperar até ele receber em Janeiro e se fosse receber aquele montante para fazer uma reclamação pois que realmente iria ficar a receber menos.
Gostaria por isso, uma vez que a vossa funcionária não foi capaz, que me esclarecessem o porque de criarem uma nova prestação em que retiram o subsidio de natal e o de férias e por isso estas pessoas vão receber menos do que estavam a receber.
Não era suposto esta prestação ser para melhorar a vida das pessoas com deficiência e promover o combate às situações de pobreza? Pelo menos foi isso que foi dito nos órgãos de comunicação social. Como é que receber menos melhora e promove o combate seja ao que for?
Fico aguardar que me possam esclarecer sobre isto."

Além disto e no fim do mês de Março, a segurança social agora ainda vem pedir uma prova de legitimidade para poder receber a prestação.
Não sei se por aqui me poderão ajudar a esclarecer, pois já não sei onde recorrer uma vez que não obtenho resposta e na segurança social nada sabem dizer.

Data de ocorrência: 5 de abril 2018

Concordo com tudo o que disse. Estou na mesma situação e temos de fazer alguma coisa o mais rápido possível. Merecemos respeito. Muitos de nós precisa pois nem sequer trabalhar pode. Merecemos dignidade neste país tantas vezes grande mas muitas mais pequenas. Temos de fazer isto chegar à Assembleia da República. Fale comigo tenho uma ideia mas preciso de ajuda.

No meu comentário anterior, em vez de "Guia Prático da Pensão Social para Inclusão", leia-se "Guia Prático da Prestação Social para a Inclusão", que já agora pode ser encontrado aqui:

* PROIBIDO *://www.seg-social.pt/documents/10152/15394442/8003_Presta_Social_inclusao/99bd44c9-637e-4816-b19e-b914e6e70314