15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Programas de RSI

Bárbara Barbosa
Bárbara Barbosa apresentou a reclamação
27 de junho 2022
Boa tarde

venho, por este meio, denunciar o lado sombrio do IRS/ programas de reinserção social.
Admiro Portugal em toda a sua magnitude mas acho uma falta de respeito para com os seus cidadãos as situações que várias pessoas se sujeitam.
Acho que o RSI é necessário para quem realmente necessita, pois conheço casos de pessoas que recebem o rsi e nada fazem para alterar a sua situação.
Contudo, as pessoas que ficam sujeitas e que realmente querem mudar, acho uma falta de respeito trabalharem 8 horas (horários de trabalho laboral normal) receberem a miserável quantia de 400 euros, quando o salario minimo é de 700 euros.
Um outro ponto é a questão de que, as pessoas que se sujeitam a este tratamento, com a esperança de que, no final, ficassem com o lugar, são mandados embora, sendo substituídos por outro no mesmo estado (receber o rsi).
Pessoalmente, acho que isto é um circulo vicioso de mão de obra barata (pois o rsi não permite descontos para a segurança social), encoberto sob a forma de reinserção no trabalho.
A segurança social/ governo permitem isto e, talvez por essa mesma razão, neste momento estamos com falhas graves em vários sectores da nossa sociedade.
Estamos a precisar de pessoas a trabalhar em boas condições de trabalho, seguras de que terão um contrato para as poderem salvaguardar.
Acho que esta situação que estamos a passar é culpa do estado e das suas instituições, que, para 1 funcionário que faça bem o seu trabalho, temos 10 que apenas aguardam o final do mês.
Precisamos de pessoas interessadas que realmente queiram mudar o estado de sitio de um sistema decrepito e que empurra toda a gente para a decadência, indigência e desespero.
Precisamos de mudar.
Data de ocorrência: 27 de junho 2022