15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Qualidade na avaliação de pessoas com doença mental

Gorete Costa
Gorete Costa apresentou a reclamação
29 de março 2023
Após 3 anos de baixa médica, fui e muito bem chamda à comissão de recurso. Levei os relatórios da médica de família, psicóligo e psiquiátra assim como também o documento onde informa que estou a ser acompanhada pela nutricionista.
As 2 médicas que me atenderam DRa. Inês Costa, n. ordem medicos 24082 e Dra. Margarida Vasconcelos n. ordem medicos 31891, começam por perguntar se há alguma coisa de novo ao que respondi que sim e já estava nas mãos delas, o relatório psiquiátrico.
Quando comecei a fazer perguntas sobre o que estva ali descrito e o que queria dizer cada uma das doenças mentais, as senhores evitaram responder, informando que teria de ser a minha médica a responder. quando lhes preguntei para que eram os medicamentos que eu estou a tomar, limitaram-se a encolher os ombros e que seriam medicamentos para a ansiedade, tomo medicamentos para a personalidade Cluster B, esquisofrenia, estômago, tiróide, para dormir e para um SOS.
Como esta doença não tem cura, a medicação será para toda a vida, mas as médicas pareceram-me ignorantes em relação à doença mental. inclusive que quem iria decidir não seriam elas mas sim outros médicos da segurança social.
Perguntei como seria isso possível se quem me estava a analisar eram as médicas? chegou uma altura que fiz tantas perguntas que não só não souberam responder como ainda tem a coragem de me dizerem que tem outros utentes para atender, denotaram de imediato que esta não seria uma comissão de recurso mas sim uma comissão de tarefeiros que ganham por utente que atendem.
Data de ocorrência: 29 de março 2023
Gorete Costa
12 de abril 2023
A minha situação continua na mesma, já inditifiquei as 2 médicas à ordem dos medicos
Estou a aguardar resposta