14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Reembolso

José Brito
José Brito apresentou a reclamação
18 de julho 2019
Exmos Senhores,
Tenho tentado não ter uma ideia maniqueísta sobre o que está a suceder com o pagamento do subsídio de funeral, por parte da segurança social.
A minha sogra faleceu em 27/12/2018 e foi sepultada em 30/12/2018. Ainda não estávamos refeitos daquele acontecimento quando outro nos sucedeu, a 02/01/2019 faleceu a minha mãe e foi sepultada a 03/01/2019.
Como é habitual nestas situações, existe uma panóplia de documentação a tratar e entregar nos diversos organismos do estado. Uma das situações inerentes é o pedido do reembolso de despesas de funeral.
Assim, e considerando o hiato de tempo ocorrido entre os dois falecimentos, foi requerido, nos serviços respetivos, em Sobral de Monte Agraço e Peniche, o reembolso daquelas despesas, com apenas uma diferença de dias.
Passados que foram 7 meses, o reembolso das despesas de funeral da minha sogra, foi liquidado no início do mês de Julho de 2019 mas, no entanto, no que se refere ao reembolso pela morte da minha mãe, estranhamente e até à presente data nada foi liquidado, apesar de toda a documentação ter sido entregue/recebida nos serviços respetivos em Peniche no dia 21/01/2019 pelas 10h 34m.
Dada a situação, que julgo ser anómala, tenho telefonado para os telefones indicados como linhas de apoio mas, como já vem sendo habitual para outras situações ocorridas, ninguém se digna a atender aqueles.
Dando o benefício da dúvida, para o atraso do não pagamento daquele reembolso, venho por este meio apelar à Segurança Social para que proceda a um esclarecimento cabal da situação de facto.
Lamento que esta seja a única forma de tentar comunicar com a SS, atendendo a que não existe nenhum endereço eletrónico, para onde seja possível enviar um e-mail para tentar sanar a situação.
Com os meus cordiais cumprimentos.
Data de ocorrência: 18 de julho 2019
José Brito
José Brito avaliou a marca
10 de fevereiro 2022

Faço votos que passem muitos anos sem ter que recorrer àqueles serviços, pelo motivo de morte de um parente próximo.

10 de fevereiro 2022

Já foi resolvida. A minha mãe faleceu fez 2 anos.