14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Reembolso das despesas e alteração da morada sem aviso

Monica Alexandra Calrao Cardoso
Monica Cardoso apresentou a reclamação
27 de março 2019 (editada a 25 de setembro 2019)

Mónica Cardoso
Venho por este meio manifestar a falta de profissionalismo da parte da Entidade da Segurança Social nomeadamente Doença Profissional.
No passado dia 6 de Março fiz uma marcação para o Departamento de Protecção de Riscos Profissionais (DPRP) na AV Estados Unidos da América em que a morada do mesmo serviço foi alterada para a AV de Berna sem que me fosse informado ou desmarcado o atendimento pré agendado.
Não obstante quando deparo que o serviço DPRP na AV Estados Unidos da América também se encontra encerrado e não tem data oficial para abrir.
Por não me conformar com a situação pedi o livro de reclamação que não foi possível porque estavam encerrados apenas gentilmente foi possível falar com uma funcionário do serviço que apenas me deu a mesma informação em relação ao meu processo que a mais de 6 mesmas é sempre a mesma "o seu processo continua em analise no departamento medico".
Contudo com a data de dia 6 de Março 2019 recebo uma carta do DPRP (com morado dos estados unidos da América) a informar que despesas referentes a Maio de 2018 não seriam aceites porque não estavam em conformidade.
De Maio de 2018 a Março de 2019 passaram 10 meses as despesas (duas) não foram aceites e as outras que perfaz um valor de +- 65 euros ainda não foram pagas nem sei se se vão ser aceites.

Posto isso informo, que o Decreto de lei nº 98/2009 com o Artigo 109.º diz claramente.
Prestações em espécie
2 - "O reembolso, quando devido, deve ser efectuado pelo serviço com competência na área de protecção dos riscos profissionais, no prazo máximo de 30 dias a partir da data da entrega pelo beneficiário de documento comprovativo da despesa."
Gostaria de saber se temos direito a ser ressarcidos do atraso em relação aos gastos.

Apesar de vários email trocados com o departamento de Doença Profissional questionando os mesmos a ausência de reembolso das despesas nunca obtive resposta esclarecedora.
Informo que no Portal da segurança social directa expus a minha situação entre os órgãos e todos eles remeteram a informação para o departamento do DPRP sem tomarem partidos.
Neste momento não existe nenhuma forma de contacto com o departamento de Doença profissional a não ser aguardar por uma carta ou aguardar o agendamento que tenho para dia 30 de Abril do corrente ano.

Sem outro assunto, atentamente
Monica Cardoso

Data de ocorrência: 27 de março 2019
Monica Alexandra Calrao Cardoso
Monica Cardoso avaliou a marca
9 de maio 2019

Nem todos os serviços do estado estão disponíveis para reclamar....existem serviços dentro de outros serviços. E esses não vêm mensionados.