• Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• 300 502 502
  • Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Reforma antecipada por desemprego de longa duração

Maria Julia apresentou a reclamação

Apresentei o meu pedido de reforma antecipada por desemprego de longa duração em Setembro/2015, (já lá vão 7 meses) para que me fosse atribuida a reforma a partir de novembro que era quando esgotava as prestações de desemprego subsquente, a 1 de fevereiro recebi uma carta da SS dizendo que eu não tinha direito porque á data do desemprego não tinha a idade necessária, o que não é verdade, eu fiquei desempregada em fevereiro/2011 com 52 anos (fiz os 53 no mês seguinte), tinha bem mais de 22 anos de descontos para a SS, e apresentei o meu pedido com + de 57 anos, enviei uma carta registada com aviso de recepção no dia seguinte (2 fevereiro) a reclamar da incorreção, neste momento já lá vaõ + de 2 meses e continuo sem uma resposta, neste momento já estou há 5 meses sem qualquer rendimento a esperar.......e a desesperar, agradeço que me enviem uma resposta

29 abr 2016
Maria Julia adicionou uma resposta

Em resposta á minha reclamação tive a ESPETACULAR noticia do CNP de que não tenho direito á pensão de reforma antecipada por desemprego de longa duração porque : fiquei desempregada em 16/12/2009, mas como após 3 dias aceitei trabalho e suspendi o fundo de desemprego e estive a trabalhar até 19/02/2011, que foi quando fiquei novamente desempregada até hoje, o que conta para eles não é a ultima data (2011) em que fiquei desempregada, mas sim a 1ª (2009) o que é completamente absurdo, então em vez de se contabilizar a ultima data em que a pessoa ficou desempregada contabiliza-se a 1ª ??!! nesse caso é melhor verificarem melhor porque a 1ª vez em que eu fiquei desempregada foi em 1983 (por 9 meses).......e como eu deve haver muitas mais pessoas.

05 mai 2016
Segurança Social adicionou uma resposta

Exmos Srs.,
Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por email, para o endereço eletrónico do(a) interessado(a).
Aproveitamos a oportunidade para informar que este organismo está a desenvolver esforços no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão.
INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Linha Segurança Social - +351 300 502 502