15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Requerimento abono pré-natal

Liliana Sofia Tavares Coutinho
Liliana Coutinho apresentou a reclamação
10 de setembro 2015

Venho por este meio recorrer ao vossos serviços no sentido de tentar resolver/esclarecer o pedido que efetuei para o abono pré-natal.

A 30-04-2015 entreguei toda a documentação solicitada no balcão da segurança social (balcão da Lousã - Coimbra) para requerer o abono pré natal uma vez que nessa altura já reunia as condições necessárias para o efeito.

Foi-me entregue pela funcionária que me atendeu o comprovativo da entrega de toda a documentação/requerimentos tendo-me sido assegurado que estava tudo de acordo com o procedimento.

Aguardei durante meses pela resposta face ao pedido efetuado, tendo inclusive contactado a Segurança Social Direta, que apenas me indicou que o processo estaria pendente de documentação, no entanto, não me sabiam esclarecer qual a documentação em causa.

Dessa forma, dirigi-me novamente ao balcão da Segurança Social da Lousã e voltaram a confirmar que o pedido foi corretamente entregue e que não haveria qualquer documentação em falta; tal o meu espanto, quando a 20-08-2015 recebo uma carta da Segurança Social a solicitar comprovativo da União de Facto, tendo um prazo de 10 dias para enviar o respetivo comprovativo ou entrega-lo num balcão de atendimento.

No dia 21-08-2015 dirigi-me à Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, solicitei o respetivo comprovativo o qual foi entregue no dia 25-08-2015 no mesmo balcão da segurança social da Lousã, tendo sido entregue comprovativo respetivo.

O meu bebé nasceu no dia 24-08-2015 e foi o meu companheiro a entregar o comprovativo solicitado.

Agora ao consultar o estado do pedido na Segurança Social Direta, verifico que está no estado "A Aguardar Deserção", quererá isto dizer que o processo será arquivado por falta de documentação.

Já não consigo ir ao balcão de atendimento, uma vez, que pouco ou nada me sabem esclarecer e ninguém quer arcar com as eventuais lacunas no processo, e através de contacto à Segurança Social Direta também não me sabem informar de nada.

Recorro assim aos vossos serviços na tentativa de conseguir agilizar e resolver esta situação, tanto que o meu bebé já nasceu e ainda nem uma resposta de deferimento ou indeferimento ao pedido tive.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade e atenção e fico a aguardar a vossa resposta.

Data de ocorrência: 10 de setembro 2015
Segurança Social
3 de dezembro 2015
Exmos. Senhores,

Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi dada através dos ofícios n.º 00082412 e 00082413, de 15/09/2015, por via postal, para a morada da interessada, registada no Sistema de Informação da Segurança Social

Núcleo de Gestão do Cliente
Centro Distrital de Coimbra
Instituto da Segurança Social, I.P.
R. Abel Dias Urbano, n.º 2 - 304-519 Coimbra
300502502