14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - requerimento da pensão de velhice antecipada

José Manuel Lopes Rodrigues
José Rodrigues apresentou a reclamação
5 de abril 2018

Em 05-12-2017 fiz a entrega na Segurança Social de Gondomar da documentação relativa ao requerimento da pensão de velhice antecipada por desemprego de longa duração. Em 21-02-2018 esgotei o subsidio de desemprego. Entretanto perguntei na Segurança Social de Gondomar pela situação do meu pedido.
Foi-me confirmado que no Inicio de Janeiro de 2018 o requerimento deu entrada no Centro Nacional de Pensões em Lisboa e que faltavam do meu período de descontos de 1972 a 2018 os anos de 1977 a 1982 pelo que o funcionário que me atendeu enviou um email à Segurança Social do Porto no sentido de disponibilizarem ao CNP essa informação.
Depois disto tenho vindo a perguntar na SS de Gondomar em que situação está o requerimento e a resposta é que se mantém na mesma não sabendo nada da sua eventual evolução.
Como referi anteriormente já esgotei o subsidio de desemprego e já estou a gastar nas despesas básicas (alimentação, gás, água, eletricidade) algum do pouco aforro que tenho pois obviamente que mais de 3 anos de desemprego sem ter sequer recebido da empresa a indemnização que me era devida não permitiram qualquer poupança.
É ANGUSTIANTE VER OS MESES A PASSAR SABENDO QUE OS RECURSOS SE ESGOTARÃO RÁPIDAMENTE CONTINUANDO SEM TER A MÍNIMA IDEIA DO TEMPO QUE DEMORARÁ O DEFERIMENTO DO MEU PEDIDO.

Data de ocorrência: 5 de abril 2018
José Rodrigues
27 de abril 2018
Já recebi a informação solicitada.
Obrigado
José Manuel Lopes Rodrigues
José Rodrigues avaliou a marca
27 de abril 2018

A resposta foi bastante eficiente.