14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Requerimentos de baixa de risco de maternidade e subsidio parental perdidos

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
5 de junho 2015

Venho por este meio efectuar uma reclamação referente ao mau serviço prestado pela Segurança Social.
Dia 25 de Fevereiro deste ano 2015, entrei de baixa de risco de maternidade até à data de findo parto (17 de Abril de 2015). Durante este período, emiti 3 certificados de incapacidade temporária para o trabalho com as datas de 25 de Fevereiro a 25 de Março, 26 de Março a 15 de Abril de 2015 (data prevista para o parto). Como o meu filho nasceu 2 dias depois submeti mais 1 certificado com a data de 16 de abril a 24 de Abril.
Até à data, apenas recebi o valor da baixa de risco referente ao período 25 de Fev a 25 de Março. A partir desta data ainda não recebi qualquer valor.
Assim que o meu filho nasceu dirigi-me à SS da Arrentela Seixal (exactamente dia 21 de Abril) para tratar do requerimento social na parentalidade e pedir informações sobre a situação actual do recebimento do valor da baixa de risco em atraso. Informaram-me que o sistema estava em baixo quando o médico submeteu as baixas (31 Março e 15 de Abril). Assim, trataram de voltar a submeter e entregaram-me o comprovativo de entrega de documentos.
Dia 28 de Abril, voltei à SS da Arrentela Seixal pois tive que voltar a preencher um novo requerimento social na parentalidade para uma correcção das datas e tratei de tudo com a mesma pessoa que me atendeu dia 21 de Abril (Paula Alexandra Brazão). Perguntei novamente sobre o status actual da baixa de risco pelo que a mesma me informou que deveria só receber em Maio pois os requerimentos sao submetidos pela SS ao dia 12 de cada mês.
Desde esta data, que estou a aguardar tanto o recebimento da baixa de risco como do subsidio parental. Já liguei à SS 4 vezes e apenas à 4ªvez me informam que nada foi submetido em sistema, e que teria de voltar a fazer um novo requerimento (pela 3ª vez). Agora, quem me garante que desta vez terei o meu problema resolvido? Acho inadmissível, esperar tanto tempo para aguardar receber um subsidio que é meu por direito e que deveria estar logo disponível uma vez que desconto um valor anual muito superior ao valor que tenho por receber à 2 meses.
Estou com um filho e a recorrer as minhas poupanças para que não lhe falte nada.
Apresento assim a minha reclamação numa tentativa de poder resolver a minha situação através da vossa entidade.
Marina Nogueira

Data de ocorrência: 5 de junho 2015