15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Resposta segurança social apoio judiciário

Francisco Faria Santos
Francisco Santos apresentou a reclamação
31 de agosto 2018

Desloquei-me ao Balcão da Segurança Social da minha área de Residência, para requerer Proteção Jurídica, para me ajudarem na Dispensa de taxa de justiça e demais encargos com o processo, no dia 07-08-2018, recebi uma carta com a N/referência 120307/2018(NAJRH) a pedir para enviar cópia dos extratos das contas bancárias de todos os elementos do agregado familiar, relativas aos últimos três meses, e a pedir também que juntasse o documento comprovativo do rendimento liquido relativo ao ano de 2017, devidamente traduzido para a língua portuguesa, quando recebi esta mesma notificação, juntei toda a documentação e desloquei-me ao balcão da segurança social para entregar a mesma documentação que me fora pedida, apenas não pude entregar o documento comprovativo do rendimento liquido relativo ao ano de 2017, devidamente traduzido para a língua portuguesa, pois a tradução de cada página custa 60€ e não tenho dinheiro para pedir a alguém certificado que me faça isso, pois á ainda alguma quantia e não tenho para comer e pagar a prestação da minha casa ao banco quanto mais para fazer esta tradução, como podem verificar também através dos extratos bancários que vos foram entregues, a não ser que a mesma possa ser feita, mas por uma pessoa que não seja certificada, ai poderei eu mesmo traduzir para enviar para vocês.
No dia de ontem, 29-08-2018 recebo uma carta vossa com o Processo de Apoio Judiciário N.º 120307/2018, datada do dia 24-08-2018, a comunicar que o pedido de apoio tinha sido indeferido porque na resposta que apresentei , não enviei a documentação que tinha sido solicitada em sede de audiência prévia, eu apresentei toda a documentação, apenas não enviei os documentos traduzidos para a língua portuguesa, pois os mesmos é um valor exorbitante do qual não posso, nem tenho possibilidades financeiras para pagar.
Agradeço que revejam a minha situação por favor.
Pois estou desesperado, a minha esposa é a única fonte de rendimento do meu agregado familiar.
Sempre pensei que a Segurança Social servia para nos ajudar e não para dificultar a vida ás pessoas que é o que está a acontecer desde o mês de Janeiro do corrente ano.

Os meus cumprimentos

Francisco Faria Santos