• Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• 300 502 502
  • Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Restituição de prestações indevidamente pagas

Cindy Carvalho apresentou a reclamação

Olá,

Depois de ter estado 2 meses desempregada (Dezembro+Janeiro), dos quais apenas consegui estar inscrita para atribuição de subsídio cerca de 1 mês, eis que surge mais um pedido de restituição de pagamentos indevidos. Já tinha pago um valor pedido em Fevereiro, que dizia respeito aos ultimos dias de Janeiro, altura em que voltei a estar empregada e que faziam todo o sentido restituir. Mas agora voltam a pedir-me para devolver dinheiro...relativamente a datas nas quais anulei a inscrição ao subsidio (nomeadamente, entre 15 de Dezembro e 5 de Janeiro (aproximadamente), não estive inscrita para subsídio, e essas datas vêm agora referidas no pedido). Não percebo.
Alem de nao entender o porque das datas a que se referem, o total que me pedem para restituir é superior ao que recebi. Qual o sentido disto? Suponho que seja erro deles, mas... É normal este tipo de situações acontecer?

Espero agora por esclarecimentos.
Infelizmente, estando no estrangeiro a trabalhar agora, nao tenho possibilidade de tratar disto de uma forma rapida e/ou simples. Nao me posso dirigir ao balcao e nao ha uma forma de atendimento que permita resolver situações à distancia, rapidamente. Ou gasto imenso dinheiro em chamadas e num atendimento sempre deficiente (até à data, a experiencia nao tem sido boa), ou perco horas no trabalho para poder tratar de enviar correio, pois nao tenho transporte proprio e onde trabalho nao tenho correios por perto. Pedem-me para restituir mais do que recebi e ainda tenho imensos gastos acrescidos para tratar do assunto. Não é algo que me pareça justo nem viável e por isso, acredito, que seria uma mais valia a segurança social disponibilizar um serviço de atendimento mais simples e flexivel, ao invés de complicar.
Enviei um email para a delegação da minha localidade para tentar tratar do caso, mas deixo aqui também uma nota do meu descontentamento, na esperança que possa ser frutifero, de alguma maneira.
A referencia que deixo acima é a da nota de repoisção que me foi enviada.

Cumprimentos.

11 mai 2016
Segurança Social adicionou uma resposta

Caros senhores,
Já contactámos o cidadão que apresentou a reclamação n.º 4045216.
Para garantirmos a sua privacidade, entrámos em contacto direto com o/a interessado/a.

Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso, estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.
Este email serve apenas para enviar mensagens e não recebe respostas.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt