Acontece o seguinte: Em 15/12/2017 fiz uma cirurgia vascular bilateral. Desde essa data e até 15/01/2018 estive de baixa (de ressalvar que ao 15º dia fui «chamada» a junta médica para provar doença). Chegado o mês de Fevereiro, estranhei ainda não me ter sido pago o subsidio de doença (valor astronómico de 369 euros). Contactei via telefone a Segurança Social que me esclareceu que tinha sido dada ordem de pagamento em Janeiro mas que o NIB indicado (não sei por quem, visto que ninguém mo solicitou) estava associado a uma conta já encerrada. Imediatamente, pedi que me ajudasse a solucionar o problema. Pediu-me que fizesse alteração do NIB no site da Segurança Social Directa. Assim fiz. Chega o mês de Março e nada. Contacto novamente via telefone a Segurança Social para saber o ponto de situação. Qual não é o meu espanto quando a Sra me diz que afinal ainda falta enviar um documento...PA25. Prossigo: baixo o documento na SSdirecta, preencho, imprimo, assino, digitalizo e envio. Fim do mês de Março volto a contactar via telefone a SS para ponto de situação (não vá faltar mais algum documento) e saber o porquê de ainda não ter sido feito o pagamento devido. Diz a Sra que está tudo correcto e que será processado até ao dia 5/04/2018 e pago após essa data. Aguardo. Hoje, 18/04/2018, e ainda nada. Volto a contactar a SS via telefone. A Sra, dona da sua arrogância (aliás como todas as Sras com quem falei), diz-me que o meu pagamento não foi processado e que me ia sugerir enviar o documento PA25 mas visto eu já o ter enviado o melhor é aguardar. Aguardar quanto tempo? pergunto eu; «AH!Isso não sei», Mas falta algum documento? Alguma coisa que eu possa fazer? Não, é aguardar.
Devo aguardar até quando? E como a SS é tão rigorosa a cobrar juros e coimas e afins quando é no sentido inverso, quais os juros que vou receber sobre este valor que me estão a dever? E que coima vou aplicar?
Uma vergonha. Uma falta de respeito. Uma falta de consideração.
Actualização: hoje é dia 23 de Maio de 2018. Passou mais um mês. Mais contactos via telefone. Mais promessas para amanhã (desta vez amanhã!). Factos: Continuo em espera...do subsídio, de uma resposta e de uma justificação.
Data de ocorrência: 18 de abril 2018
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.