15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Restituição de valor recebido

Sílvia Pereira apresentou a reclamação
30 de outubro 2016

Venho por este meio, mais uma vez demonstrar o meu desagrado com o atendimento e serviço prestado pela segurança social.
Desde meio de Abril deste ano que estava a receber o subsidio de desemprego, sempre cumpri com as minhas obrigações e deveres, o que acontece é que em Setembro arranjei trabalho através de um estágio profissional. No mesmo dia em que comecei na empresa (12/09/2016) enviei um e-mail para pedir a suspensão do pagamento do meu fundo de desemprego mas para manter a inscrição activa no IEFP pois ainda me faltava entregar um documento na empresa para o processo do estágio estar finalizado.
Disseram-me que teria de ser feito através do site ou presencialmente.
Ligo para a linha de apoio da segurança social, explico a minha situação toda e dizem-me que tenho que me deslocar ao IEFP para me colocarem como trabalhadora no sistema e assim o pagamento seria automaticamente cancelado e a inscrição no IEFP mantinha-se activa.
Desloco-me então ao IEFP e a funcionária, bastante prestável, diz-me que não poderia fazer isso, pois se me coloca-se como empregada, quando a minha empresa entregasse os documentos todos para finalizar o processo de estágio já não seria possível pois eu já estava como empregada e que me teria que deslocar mesmo a segurança social para serem então eles a fazer a suspensão do meu pagamento.
Vou então dois dias depois a Pêro Pinheiro a segurança social e a informação que me é fornecida é que não é possível suspender o pagamento do fundo de desemprego sem nenhuma prova que já me encontrava em processo de começar o estágio profissional, volto então ao IEFP que nada podem fazer pois compete à segurança social fazer esse cancelamento. (E nisto ando como bola de ping-pong de um lado para o outro e sem ver a situação a ser resolvida).
Dia 29/09 recebo outro e-mail do IEFP a informarem-me que o estágio profissional já estaria concluído e que teria de comunicar à Segurança Social no dia 01/10 o pedido da suspensão do fundo de desemprego, pois foi a data que o estágio teve início.
Envio então um e-mail a informar a segurança social que tinha começado o estágio profissional dia 1 de Outubro e que queria pedir a suspensão do pagamento do fundo de desemprego e fiquei a aguardar uma resposta.

Entre o prazo que se passou, justifiquei duas faltas a duas chamadas que recebi via correio e as justificações foram aceites.
Por volta de dia 20/09 recebo um e-mail a informarem-me de quanto iria receber o subsidio de desemprego.

Qual não é o meu espanto, quando dia 10 de Outubro recebo a resposta ao meu e-mail a pedir a suspensão a partir de dia 1 de Outubro, a dizer que o meu subsidio estaria suspenso desde dia 10-09-2016 por Exercício de actividade profissional por conta de outrem.

Conclusão, fui por 2 vezes directamente à Segurança social depois do dia 10 de Setembro e dizem que não podem suspender o meu subsidio, dia 20 de Setembro recebo o e-mail a informar do valor que vou receber e dia 10 de Outubro recebo um e-mail a dizer que está suspenso desde dia 10 de Setembro e que teria de devolver o valor indevidamente recebido.
Dia 20 de Outubro recebo então uma carta da Segurança Social a pedir a restituição de 237.09€.

Esta situação está a chatear-me bastante, pois desde o primeiro dia que tentei por vários meios pedir a suspensão do subsidio para não estar a receber dinheiro que não era meu e nunca me foi possível fazer tal coisa e agora informam-me que está suspenso desde dia 10 de Setembro? Então se estava porquê que foi feito o pagamento do subsidio por completo? Para enviarem dinheiro a mais de propósito para depois terem onde ir buscar dinheiro que por erro vosso foi pago indevidamente?

Faço aqui a minha reclamação e irei, mais uma vez pessoalmente a Segurança Social fazer a minha reclamação, demonstrar o meu descontentamento e mostrar os e-mail todos que tenho com a minha intenção de suspender o pagamento do subsidio desde dia 12 de Setembro!

Aguardo uma resposta da vossa parte

Obrigada

Data de ocorrência: 30 de outubro 2016
Segurança Social
11 de novembro 2016
Exmos. Srs.,

Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por e-mail para endereço eletrónico do (a) interessado (a), registado na Segurança Social.

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Centro de contacto – 300 502 502
Portal:www.seg-social.pt
Segurança Social Direta:https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
Esta caixa de correio eletrónico não aceita resposta
Sílvia Pereira avaliou a marca
3 de maio 2017