• Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• 300 502 502
  • Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Restituição do abono de família 6 anos depois

Pedro Kapata apresentou a reclamação

Fui estudante do ensino superior desde Setembro de 2008 até Julho de 2010 (com 20 anos de idade). Nas férias escolares entre Julho e Agosto de 2008 tive um trabalho de Verão para poder ajudar a minha mãe com as despesas decorrentes dos estudos. Até Agosto de 2010 foi me pago (através da minha mãe) o abono de família juntamente com a majoração do agregado monoparental. Contudo, em Novembro de 2010, recebi uma carta da Segurança Social a pedir a devolução dos valores em causa do abono e majoração entre Agosto de 2008 e Agosto de 2010, numa soma que perfaz o valor de 791.75€. Prontamente a minha mãe deslocou-se à Segurança Social mais próxima para saber como resolver a situação, visto que todos os comprovativos escolares sempre foram feitos atempadamente. Sugeriram lhe que escrevesse uma carta dirigida ao chefe de Equipa da Secção de Abono de Família, e ela assim o fez. Até hoje e passado 6 ANOS, não obtive resposta. Desta forma, foi considerada da nossa parte, o assunto como resolvido até porque eu já não me encontrava a estudar.
Em Janeiro deste ano, fiquei desempregado e para minha (TRISTE) surpresa tive parte do valor em (suposta) dívida descontado da prestação social a que tenho direito. Quase 800€ que passado 6 anos me estão a tirar mensalmente de forma indevida. Dirigi me à Segurança Social e estes confirmaram me que o valor correspondia ao abono de família e à majoração do agregado monoparental entre 2008 e 2010, e que a prova escolar foi feita nos anos lectivos 2008/2009 e 2009/2010. E para meu consolo, a funcionária ainda encolheu os ombros e perguntou-me o que queria que ela fizesse. Deu me razão, mas disse que não podia fazer nada por mim... Desejou me sorte para o meu futuro profissional e académico, e chamou a próxima pessoa.

27 ago 2020
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de actividade