15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Revisão da pensão de sobrevivencia

Maria de Jesus Machado de Macedo
Maria Macedo apresentou a reclamação
21 de abril 2017

Exmo. Senhor Chefe da Segurança Social,
Venho pela presente e num gesto de desespero solicitar a sua ajuda na revisão da pensão de sobrevivência que aufiro desde o ano de 2008.
Efectivamente, após o falecimento do meu marido em 2008, devido a uma doença cancerígena, passei a auferir a módica quantia de 75 euros mensais a título de pensão de sobrevivência.
Sou mãe de 10 filhos, todos maiores, com graves problemas de saúde. Não tenho apoio de outras instituições, sendo que me governo com a pouco que a Segurança Social me paga.
Não tenho apoio dos filhos, nem de outros familiares.
O valor gasto em medicação ascende dezenas de euros por mês, não me sendo possível com a pensão por incapacidade no valor de 255,00 euros enfrentar todas as despesas do dia-a-dia.
Existem meses em que, para pagar a medicação, fico sem poder comer.
O meu marido fez os descontos à segurança social conforme se verifica pelo documento em anexo, durante pelo menos 32 anos. Não pode por isso apenas auferir uma pensão 118,67 euros. Deve ser efectuada uma nova revisão do valor da pensão de forma a poder actualizar a pensão a que tenho direito.
Apesar das várias reclamações por escrito ao longo dos anos nada tem sido alterado. A minha situação económica está cada vez mais catastrófica com a acumulação de dividas e por isso não consigo fazer face a esta situação.
Tenho imensas despesas, nomeadamente renda de casa, medicação e despesas de alimentação que ultrapassam em muito o valor que aufiro por mês, por isso solicito a vossa ajuda e compreensão para a situação exposta.

Data de ocorrência: 21 de abril 2017