15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Serviço de Doença e Incapacidade para o Trabalho

Vanessa Silva Pires
Vanessa Pires apresentou a reclamação
7 de setembro 2017

Boa Tarde. Venho por este meio expor a seguinte situação.
Encontro me de baixa por doença, e tenho sido chamada para a verificação de incapacidades sem ter tido qualquer problema ate ao dia 28 de Junho do presente ano. Nesse dia fui chamada e presente a 2 médicos que após constarem que o meu relatório medico não tinha a data visível suspenderam o pagamento do beneficio a partir dessa data. Foi me informado que deveria pedir uma reavaliação no prazo de 10 dias e já teria de ter novo relatório medico. Assim fiz, foi então marcada uma reavaliação para o dia 27/7/2017 na qual foi deliberada a subsistência da incapacidade para o trabalho. Foi me dito que não seria necessário fazer nada e que a partir dai as prestações voltariam a ser pagas normalmente e o valor suspenso seria reposto. Mesmo assim enviei um email aos serviços a informar da situação. Estando sem receber desde Junho desloquei me ao balcão de atendimento no Barreiro, apos verificar na segurança social direta, que o montante a receber nao era correspondente ao que estava em falta. Fpo me dito que segundo a informaçao que tinha só teria direito a receber ate dia 27/7/2017 pois na deliberação consta a subsistência ate essa data. De facto é o que consta no papel que me foi dado. Dirigi-me no dia de hoje ao SVIT de Setúbal para pedir esclarecimento o que me foi dito que o erro nao era de lá e que eu realmente tenho direito à continuidade do pagamento das prestaçoes e que so seriam cessadas se a subsistência fosse dada ate ao dia anterior ao da reavaliacao. sendo dada ate ao próprio dia era para me ser pago o valor suspenso ate a data e apartir dai prosseguir normalmente. Que o erro teria sido do serviço de Doença ao processar mal a situaçao no sistema informático. Visto estar à tanto tempo sem receber, questionei a funcionaria se alem do email a reportar a situaçao que a Sra iria fazer, se seria possive,l eu dirigir me a algum lado para agilizar a situaçao, garantido que fosse corrigida o mais breve possivel. Disse me que me dirigi se ao informativo da Segurança Social em Setubal, e pedisse para falar com alguem do departamento, mas que a responsavel estaria no momento de ferias mas que poderia outra pessoa atender me. Chegando ao serviço de segurança social, foi me dito pelo segurança que nao havia senhas para atendimento (eram 9h50m e o serviço abriu as 9h) e que teria de voltar no dia seguinte e mais cedo para garantir uma senha. Pedi o livro de reclamações pois estava já saturada de nao conseguir chegar a falar com ninguem directamente do serviço em questao. Pedi o livro a uma funcionaria que por sua vez chamou uma responsavel. Expliquei a situaçao ao que a Sra me responde ser perfeitamente natural que aquela hora nao existissem senhas e que tinha pessoas para atender que estavam lá desde as 4h da manha. E que ainda tinha senhas de prioridade mas que eu nao me enquadrava. tentou ainda por varias vezes que eu fornecesse o nome da funcionaria que me mandou lá ir e que nao tinha nada que o fazer. que ali nao existia departamento da doença e que seria atendida no atendimento geral se viesse a horas de apanhar uma senha e que mais diligencia nenhuma seria tomada a nao ser reportar a situaçao ao departamento correspondente (que nao existe).
Tenho filhos a cargo, contas que nao esperam que se resolvam estas questoes e desde Junho nao recebo. Ainda me desloco a todos os serviços e tento procurar solucoes e respostas para poder abreviar tudo isto e apanho funcionarias assim que pouco ou nada querem saber ou tentar ajudar. So quero ver o erro corrigido e voltar a receber as minhas prestaçoes normalmente.

Data de ocorrência: 7 de setembro 2017