15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Silêncio de dois meses a resposta ao subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego

José Rodrigues apresentou a reclamação
15 de setembro 2020
Exmo(s). Senhor (es),
Escrevo novamente na sequência de um pedido de subsídio de desemprego que foi indeferido, tendo sido reiniciado o pagamento do subsídio anterior - por menos dias do que estava previsto nas regras anteriores.

Face às novas regras, sendo que existiram 6 novos meses de descontos, deveria ter acesso ao mesmo por igual período, o que foi ignorado. Caso houvesse dias a receber do anterior, creio que deveria ser cumulativo.

Contudo, tendo eu ficado desempregado em maio, como resultado da pandemia - o contrato não foi renovado - , embora mesmo com as regras antigas tivesse direitoa a mais dias, só me foram concedidos 26 dias de subsídio - que cessaram a 11-7.

Contactei-vos e, de forma prepotente, indicaram-me que a questão dos 6 meses era irrelevante, sendo que necessitava de novos 12 meses - o que de acordo com as novas regras excecionais, repito, não está bem.

Mas, como não tenho outra fonte de rendimento neste momento, aceitei fazer o pedido para o subsídio social de desemprego.

O requerimento para o subsídio social de desemprego no dia 21-7, através da segurança social direta continua sem resposta, nem foi aberto. Já tentei ir fisicamente à SS, e indicaram-me que fazer o pedido físico iria atrasar o processo.

De forma complementar, apresentei a minha situação sob a forma de reclamação através da mesma plataforma e do Portal da Queixa para que pudessem ter maior contexto e analisarem melhor o meu caso em específico.

Poderiam por favor verificar esta situação, com a maior celeridade possível?

Não consigo ficar mais um mês sem subsídio. São dois meses sem qualquer rendimento e qualquer resposta. Creio que seria também justo os pagamentos terem um efeito retroativo dadas as circunstâncias.

Cordialmente,
Data de ocorrência: 15 de setembro 2020
16 de setembro 2020
Hoje falei com a vossa linha. Indicaram-me que abriram o documento, mas que não agiram sobre o mesmo e que não há nada que possam fazer.

Ah, e que devo apresentar reclamação.

Quantas reclamações devo fazer para que façam o que é suposto?

Repito, são dois meses de espera!
21 de setembro 2020
Continuo sem resposta ou qualquer alteração no portal da segurança social direta.