14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsidio Complemento de Dependência

Sérgia Abreu
Sérgia Abreu apresentou a reclamação
3 de junho 2018 (editada a 13 de junho 2018)
Guimarães, 1 Junho 2018

Exmo Senhores,
Venho por este meio pedir a vossa ajuda para a resolução deste problema.
No dia 7 de Fevereiro de 2018 dirigi-me ao balcão da Segurança Social em Vila das Aves e entreguei um requerimento para pedir o complento de dependência. Juntamente, entreguei a fotocópia do BI e Ficha da Identificação da referida utente, que é minha familiar(Sogra).
No dia 28 de Maio 2018, entrei em contacto telefónico com a Segurança Social e questionei se os pedidos para os Complementos de Dependência estavam atrasados. Tendo feito um pedido em Fevereiro e sendo que, até então, não tinha recebido a convocatória, foi-me dito pela Assistente técnica que só estavam atrasado um mês, e depois de ter verificado no sistema informático afirmou dizendo que não tinha entrado nenhum pedido do referido complemento.
Eu, indignada com toda esta situação, dirigi-me novamente ao balcão da Segurança Social em Vila das Aves no dia 30 de Maio 2018 com fotocópia dos comprovativos do pedido. Fui atendida pela Assistente Técnica Dora que me disse que tinha de esperar pela convocatória, pois esta estava atrasada, depois ter sido confrontada com a prova dos documentos que tinham sido rececionados pela mesma em Fevereiro. Por tal motivo, verificou que tinha encaminhado mal o pedido sendo feito para Centro Nacional Pensões de Lisboa e devia ter sido feito para Departamento de Reformas do Porto.
Hoje, 1 de junho 2018, recebi uma chamada telefónica da Asst. Técnica Dora. Disse que comunicou com a responsável dela que é a Asst. Técnica Lucia Afonso do Instituto da Segurança Social de Santo Tirso, que também tinha recionado os documentos, conforme prova em anexo, afirmou que não podia fazer nada, pois o processo devia estar arquivado no Centro Nacional de Pensões e que teria de fazer novo requerimento.
Novamente indignada por todo este processo, peço ajuda a V. Exa, pois verifico que não há interesse por parte das pessoas responsáveis de toda esta situação, pois deveriam entrar em contacto com o Centro Nacional de Pensões para os ditos documentos serem enviados para o Departamento Reformas do Porto para convocarem a minha sogra.
Quero salientar que se eu fizer novo requerimento vai entrar no registo com a data de Junho e a minha sogra vai perder vários meses do valor do complemento de dependência, sendo uma idosa de 90 Anos com muita dificuldade visual, auditiva e motora estando residente num Lar Idosos desde 31 de Janeiro 2018 com uma mensalidade de 1000 euros e tendo uma reforma de 503 euros, estando os respetivos familiares (filhos) a suportar o restante valor para pagamento do lar com muita dificuldade.

Data de ocorrência: 3 de junho 2018