Segurança Social

Serviços Sociais e de Previdência

Canal não oficial da Segurança Social.
Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsídio de desemprego

Theunis Pretorius apresentou a reclamação

O contrato com meu empregador terminou no dia 20 de novembro de 2019. Solicitei subsídio de desemprego no dia 4 de dezembro de 2019. O meu pedido foi indeferido, porque uma atividade, como trabalhador independente, a qual encerrei em setembro de 2019, não tinha sido comunicada pelas Finanças.

No dia 18 de dezembro de 2019 fui à Segurança Social em Loulé onde submeti uma cópia da cessão de atividade, foi-me transmitido que teria de aguardar 3 semanas.

Decorrido este período, liguei várias vezes para a linha de apoio, mas a resposta foi sempre que teria de aguardar e, como ainda não havia registo da cessão de atividade, submeti novo comprovativo junto da Segurança Social online a 30 de dezembro de 2019.

No dia 16 de janeiro de 2020, fui à Segurança Social de Loulé e apresentei novo comprovativo da cessão de atividade.

Liguei para a Segurança Social várias vezes e sempre me disseram que teria de aguardar.

No dia 4 de fevereiro fui informado de que ainda não tinham prova da cessão de atividade, de novo submeti o comprovativo online.

Durante outro contato telefónico foi-me dito que o problema residia com a Segurança Social de Faro, onde fui aconselhado a ir presencialmente. Fizeram-me uma marcação para o dia 17 de fevereiro 2020.

Na Segurança Social de Faro, fui informado de que, internamente, o processo não tinha sido efetuado corretamente, porque a cessão de atividade teria de ser efetuada junto do departamento dos independentes. De novo, submeteram a documentação e dissera-me para aguardar.

No dia 2 de março de 2020 liguei para Faro, foi-me transmitido que o problema residia com a Segurança Social de Lisboa e que teria de continuar a aguardar.

No dia 6 de março de 2020 liguei para a Segurança Social Direta e fui informado de que o problema reside com a Segurança Social de Faro.

Hoje, faz 94 dias que submeti o meu pedido para o fundo de desemprego. Depois de várias tentativas em resolver o assunto, continuo sem saber onde reside o problema e duvido que alguém, na Segurança Social, o saiba, porque as respostas diferem, consoante os serviços com que mantenho contato.

Enquanto trabalhador por conta de outrem, as minhas contribuições foram sempre efetuadas, mas, quando mais precisava de apoio, é-me negado o direito sem qualquer resposta conclusiva.
27 Mar2020
Theunis Pretorius alterou o estado para Resolvida
27 Mar2020
Theunis Pretorius avaliou a marca

O problema foi resolvido e o dinheiro pago. Muito obrigado.