15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsídio de desemprego

Marina Godinho
Marina Godinho apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2019 (editada a 30 de maio 2019)
Tive um acidente de trabalho que me deixou de baixa um ano e meio. Tive alta com incapacidade em setembro. Foram feitos todos os descontos para a segurança social de forma a que ao ter alta eu tivesse direito ao subsídio de desemprego.
Desde outubro que tento ter este subsídio.
O primeiro pedido foi recusado porque supostamente a fidelidade não teria apresentado os descontos. Tal como fui informada também que a casa onde vivo não estando em meu nome, "se calhar" nao me daria direito a nada.
Sendo que aguardei 2 semanas para saber que não iria receber.
Desloquei-me a segurança social e foi me sugerido então mudar o contrato para o meu nome, pedir à fidelidade o comprovativo dos descontos.
A minha senhoria tinha falecido e a casa mantinha-se em nome de um familiar meu. Dei grandes voltas para finalmente ter a casa em meu nome visto que mesmo o esposo da senhora falecida está a 600km de mim...
Voltei à segurança social em Janeiro. Apresento toda a documentação pedida mais uma vez e agora aguardo à um mês para saber se recebo ou não!
Eu estou desempregada e pela minha condição física não está fácil encontrar um patrão que me aceite! Tenho uma filha ao meu encargo menor. Vivo sozinha com ela. A nível psicológico já não estou bem com situações de saude e isto não ajuda. Desde outubro que não recebo absolutamente nada e pergunto -me como a segurança social permite alguém viver do ar tendo direitos! Tive familiares que me ajudaram, vendi o meu carro para pagar a renda, mas ja nao consigo mais. Tudo que tinha de parte para alguma eventual urgencia eu ja nao tenho. encontro-me nesta situação sem qualquer apoio social, com luz e água em atraso! Felizmente sem nos faltar comida por ter sido ajudada por familiares e amigos! Mas com as despesas em atraso, sem dinheiro! É muito triste que a segurança social nada faça! Que nada ajude! Informei a minha situação e até disseram que enviaram "ja" por email para ser solucionada mais rápido! Recebo um abono de 30 euros da minha filha e nada mais! Aguardo mais uma vez a um mês por um subsídio de desemprego que nem sei se vem! Miserável mesmo estar assim!
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2019