15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsidio de desemprego - pedido indeferido

Carina Isabel da Cruz Brazão
Carina Brazão apresentou a reclamação
29 de abril 2020 (editada a 29 de abril 2020)
No dia 17 de abril fiquei desempregada e inscrevi-me no IEFP de Faro. O IEFP enviou o meu pedido à segurança social no dia 20. Pelo dia 22 recebi uma carta da segurança social, datada de 20 abril, a informar que o meu pedido de subsidio tinha sido indeferido pelo facto de ainda exercer atividade profissional (o que nunca correspondeu à realidade, pois no dia 17 de abril a empresa já tinha dado baixa de mim, o que pode ter acontecido é ainda não estar atualizado na base de dados da seg. social). Noutra alínea da carta referia que fui ao IEFP a 17 de abril e só fiquei desempregada no dia 18 (o que não corresponde de todo à realidade).
Assim que recebi a carta liguei à segurança social directa, onde me confirmaram o indeferimento pelos motivos mencionados na mesma, mas que a minha atividade com a empresa já estava encerrada e que teria de enviar uma mensagem pela segurança social directa (a qual enviei de imediato sem até hoje - 29 abril - ter obtido resposta) e aguardar pelo andamento do processo. O processo continua indeferido no portal da SS directa até hoje. Posteriormente liguei mais duas vezes para obter informações sobre o estado do processo foi-me sempre dito que a única coisa que posso fazer é aguardar... Também já enviei pelo portal o comprovativo de que a empresa deu baixa de mim no dia 17 de abril... Hoje liguei de novo e o processo continua na mesma. A agente finalmente enviou um pedido interno para me reverem o caso, mas não consigo ter a certeza se vou receber o subsidio ao qual tenho direito, quanto irei receber, ou quando irei receber. Fui despedida devido à atual situação do país, não consigo encontrar emprego numa altura de COVID-19, não sei quando vou receber subsidio e deixam-me assim em stand-by completamente em desespero.
A única certeza que me dão é que tenho de esperar, mas para me enviarem a notificação com um indeferimento foi num instante. No próprio dia estava a ser emitido o indeferimento, portanto a desculpa de que estão com muito trabalho devido à pandemia não é aceitável. Se há tempo para indeferir também há tempo para deferir.
Agradecia que me dessem um feedback, já que esta é uma altura muito delicada para quem está desempregado e tem contas para pagar.
Data de ocorrência: 29 de abril 2020
Carina Isabel da Cruz Brazão
Carina Brazão avaliou a marca
30 de maio 2020

Talvez por não terem acesso a toda a informação, as agentes da linha da segurança social nunca conseguiram esclarecer-me muito bem sobre o que se estava a passar, o que é inadmissível, pois um "tem de esperar, é a única coisa que pode fazer" como resposta durante dias não é resposta que se dê a quem vê um pedido destes negado. O subsídio foi-me pago (sem eu mesma me aperceber), mesmo com o pedido indeferido. Finalmente houve uma atualização do estado do pedido para deferido. A minha sugestão é que se trabalhe melhor na atualização de dados e que haja mais autonomia por parte dos agentes da linha da SS (nomeadamente no acesso à informação de estado dos processos), para que estes possam realmente assistir as pessoas.

É sempre a mesma bosta... Para indeferir é num ápice, o oposto leva dias e dias e a pessoa à espera infinitamente com contas para pagar... Depois têm acesso a tudo mas o contribuinte tem de andar a enviar documento daqui e documento dali... Enfim é uma vergonha total quando o cruzamento de dados só leva muito tempo quando é algo a favor do contribuinte e depois quando é ao contrário é logo imediato!!!

Boa noite Carina, o meu nome é Bruno Faria Lopes e sou jornalista da Sábado. Podemos falar? Estou a escrever sobre este tema. (bfarialopes@gmail.com) Obrigado.