15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsídio desemprego

Bruno Sousa apresentou a reclamação
4 de dezembro 2019 (editada a 4 de dezembro 2019)
No princípio de Maio fiz o meu pedido de Subsídio de desemprego que foi indeferido por falta de documentos.

No final de Maio, depois de notificado, entreguei os documentos em falta (que já tinha entregue).

Em meados de Junho contactei a linha de apoio e tive de submeter novamente os mesmos documentos.

Em Julho contactei novamente a linha de apoio mais do que uma vez e fui informado que o processo estava para análise.

Em Agosto e Setembro o cenário manteve-se.

Em Outubro fui atendido presencialmente e fui informado que o processo não estava resolvido porque quando me foi dada baixa como MOE e não tinha sido dada entrada como TCO.
Entreguei esse documento e fui informado que estava tudo ok e o processo ia para análise.

Em Novembro liguei para a linha de atendimento e fui informado que faltava ter sido dada baixa como TCO.
Apresentei esse documento e fui informado que o processo ia para análise.

Hoje, fui atendido presencialmente em Loures e fui informado que não vou ter direito ao Subsídio de Desemprego porque o subsídio que requeri em 2015, e que entretanto ficou suspenso sem eu nunca o ter suspendido, está expirado.

Isto é, trabalhei de 2015 até 2019 com um ordenado base bastante superior ao que tinha em 2014 e fui informado que não teria direito ao subsídio de desemprego com base nos últimos 24 meses tal como indica a legislação.

Estou há 7 meses à espera de resolver a situação e sou informado que não vou receber nenhum valor porque cometi o erro de estar empregado entre 2015 e 2019.

Contacto a linha de apoio, ninguém sabe responder. Sou atendido pessoalmente também não me sabem explicar em que artigo se baseia este entendimento.

Estou a ficar desesperado porque dependo de ajuda de terceiros para sobreviver quando efectuei descontos durante 4 anos.

Sinto-me desesperado, frustrado e capaz de cometer uma loucura uma vez que estão a colocar em causa a minha sobrevivência e da minha família.

Solicito a V/ melhor atenção para a resolução definitiva deste caso que se arrasta há 7 meses e em que todos os meses há um motivo novo para o subsídio de desemprego não ser deferido.

Sem outro assunto,
Bruno Sousa

P. S:. Já me disponibilizei para pessoalmente resolver definitivamente este assunto mas até à data ainda não obtive nenhuma reposta.
Data de ocorrência: 4 de dezembro 2019
12 de dezembro 2019
Hoje contactei a linha de atendimento e recebi a informação de que o motivo do indeferimento do subsídio de desemprego tinha por base o facto de o desemprego não ser considerado involuntário.
Este entendimento deve-se ao facto de estar, alegadamente, em falta o documento justificativo de despedimento e o NISS da entidade empregadora que consta no modelo de despedimento não se encontrar visível.
Ora, depois de indicar que já tinha entregue esses documentos, a senhora que me atendeu verificou que os mesmos foram entregues pessoalmente no final de maio e submitidos na plataforma, por duas vezes, em Agosto e Setembro, não conseguindo entender ou explicar o motivo pelo qual o subsídio de desemprego ainda se encontra indeferido.
Estou desde Maio (7 meses) a aguardar que o meu pedido seja deferido porque a Segurança Social ainda não teve a oportunidade de verificar que entreguei todos os documentos.