15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsídio Social Parental acumulativo R.S.I.

Rita Leonardo
Rita Leonardo apresentou a reclamação
8 de outubro 2017

Boa noite, venho por este meio demonstrar o meu desagrado para com a vossa Plataforma On-line de informação ao cidadão.
No passado dia 15 de Agosto, acedi a vossa Plataforma On-line para saber as condições para obter o Subsídio Social Parental, e saber se teria direito à mesma tendo em conta que me encontro a receber R.S.I.!
Ao obter a seguinte informação:
-Acumulação com outros benefícios:
O subsídio é acumulável com:
-Pensão de sobrevivência;
--> RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO;
-Complemento solidário para idosos.
O subsídio não é acumulável com:
-Prestações de desemprego
-Subsídio de doença
-Pensão de velhice
-Pensão de invalidez
-Prestações concedidas no âmbito do subsistema de solidariedade, EXCETO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO e complemento solidário para idosos.

Depois de obter esta informação, decidi então preencher o modelo pedido na plataforma (Mod. RP5049-DGSS), e fazer o pedido na Segurança Social Direta, no dia 15 de Agosto.
No dia 16 de Agosto enviam carta a pedir comprovativo de nascimento, o mesmo foi enviado pela Segurança Social Direta no dia 28 de Agosto.
No dia 11 de Setembro voltam a enviar carta a dar o pedido como INDEFERIDO, por não estar enquadrada no regime de trabalhadores, e que para ter direito ao subsídio no âmbito do subsistema de solidariedade social, deveria preencher a declaração de composição e rendimentos do agregado familiar (Mod.MG8-DGSS), no prazo de 10 dias.
Fiz de imediato o envio por carta registada com aviso de receção, do modelo indicado.
No dia 25 de Setembro chega mais uma carta finalmente com a resposta ao requerimento como DEFERIDO, por 150 dias no valor de 8,99€.
Até aqui tudo normal e dentro do previsto...
No dia 2 de Outubro recebo uma chamada telefónica da Técnica do R.S.I. para me informar que a minha filha, já seria inserida este mês no nosso Agregado Familiar, devendo assim receber já este mês a parte dela e os retroactivos à data do nascimento 23/05/2017. Ao que lhe pedi para consultar qual o valor que iria receber efetivamente, ao consultar foi visível o valor de 740,11€ a devolver de R.S.I, e no mês de Outubro o valor a receber de 325,26€ quando deveria ser: 183,84€- Titular, 128,69€- Cônjugue, 91,92€ x 2 menores= 183,84€.
O que daria o valor mensal a receber de 496,37€.
Está a ser descontado: 171,11€ + o valor a devolver de 740,11€ tenho que devolver na totalidade à Segurança Social 911,22€.
Do valor dos 150 dias a 8,99€ que perfaz um total de 1348,50€ apenas tenho direito na realidade a 437,28€.
Quando deveria receber de R.S.I., o valor do mês de Outubro de 496,37€ + retroativos de Maio 7 dias -21,42€; retroativos de Junho- 91,92€; retroativos de julho- 91,92€; retroativos de agosto- 91,92€ e retroativos de setembro- 91,92€ total de retroativos- 389,10€. O valor a receber na totalidade em Outubro deveria ser de 437,28€ + 389,10€= 826,38€. Nada disto irá acontecer deste valor apenas vou receber os 325,26€.
É inadmissível...
É um direito ou não é?
É acumulável ou não é?
Para que passam uma informação na Plataforma, de modo a enganar o cidadão?! Para fazer as pessoas caírem em erro?
Quem está errada? Eu, a cidadã que se informou e fez tudo de acordo com as vossas informações?
Ou vocês que têm uma informação visível ao cidadão que depois não coincide com a realidade?

Gostaria que me explicassem corretamente o que significa a informação prestada na vossa Plataforma, e porque motivo tenho que repor os valores descritos, se a prestação é acumulável, gostaria de ficar devidamente esclarecida. Pois de facto não consigo encontrar informação vossa que justifique a devolução.

Data de ocorrência: 8 de outubro 2017