15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Urgente: subsídio de desemprego

Mario Santos
Mario Santos apresentou a reclamação
29 de maio 2020
Caros srs.
Venho desta forma mostrar o meu desagrado e desespero, pelo serviço prestado pela segurança social.
Solicitei o apoio extra para trabalhadores independentes no dia 1 de Abril de 2020, na qual me foi deferido e recebido esse apoio a 28 de Abril de 2020. Entretanto escrevi à segurança social directa, na qual questionei se tinha direito ao fundo de desemprego, uma vez que tinha suspendido anteriormente o mesmo, pois teria direito ainda a 4 meses naquela altura. Passaram-se 2 meses e na plataforma indica que o processo ainda está em análise e sem resposta.
No dia 22 de Maio de 2020 recebi um email da segurança social a informar, não aquilo que solicitei( direito ao subsídio de desemprego), mas sim isto:

Caro Senhor,
Relativamente ao seu contacto que desde já agradecemos, informamos que o seu pedido de APOIO EXTRAORDINÁRIO À REDUÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA DE TRABALHADOR INDEPENDENTE já se encontra registado e em estado de Deferido.

Entretanto telefonei para a linha de apoio da segurança social a perguntar a razão pela qual ainda não tinha recebido o apoio extraordinário, pois deveria ter recebido a 28 de Maio de 2020. Respondeu-me que este email que tinha recebido a 22 de Maio era referente ao mês de Abril?!! Como assim?!! se já estamos a 29 de Maio de 2020. Bem, não me soube responder. Depois disse-me que teria de solicitar o apoio extraordinário a cada mês, indo à plataforma da segurança social directa, de seguida emprego e lá estaria o link para o apoio extraordinário.
Indo quase todos os dias à plataforma para saber o estado do processo, não me lembro de ver nunca esse link para solicitar o apoio, a única vez que apareceu, penso que foi no dia 1 de Abril de 2020, na qual solicitei.
Respondeu me que deveria aparecer essa opção, mas como não aparecia, iria reencaminharia a chamada para os seus colegas técnicos. Não foi de admirar que para alem de me ter despachado e de não me ajudar em nada, a chamada depois de estar à espera por volta de mais de 10 minutos desligou-se.
Continuo sem respostas assertivas.
Estou aqui num grande desespero, pois tenho uma criança de 12 anos e não tenho com que me alimentar nem como pagar as despesas. Sempre paguei as minhas taxas e impostos, agora com que estarei? Como vou viver?!!!!

Sinceramente
Mário Santos