15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Valor retirado do subsidio de desemprego‏

Luisa Maria Duarte
Luisa Duarte apresentou a reclamação
28 de outubro 2015

Exmos. Srs,

No dia 2 de julho de 2014 fiquei desempregada com direito ao subsidio de desemprego tendo por base um vencimento de 600€ ficando a receber € 450. Tudo foi enviado por parte da entidade patronal de acordo com o exigido Fui à seg social e confirmaram que estava tudo em conformidade.Acontece que desde o dia que fiquei desempregada ( 2 julho) foi-me dito que o processamento das prestações eram efetuadas dia 7 ou 10 de cada mes e que receberia junto o mes de julho e agosto uma vez que já nao dava tempo de receber em julho . Acontece que, no dia 21 de julho nada recebi vindo a receber no dia 21 de Agosto apenas 300€ , até mes de outubro andei neste sufoco sem que ninguém me dissesse o que se passava. Passei a receber €450 Passados 3 meses reduziram 10% ficando a receber apenas 406€ tendo em conta que a lei assim o diz.
Enviei um email a pedir ajuda no sentido de saber se existia alguma dívida para que tal tivesse acontecido. Apenas pretendo saber porque estive sem receber nada desde dia 2 de julho até 21 de agosto , 1 mes e meio sem qualquer ajuda financeira.
Felizmente consegui encontrar trabalho ,no passado dia 24 de setembro assinei contrato com a entidade empregadora e de imediato informei presencialmente o IEFP e a Seg-Social e junta de freguesia onde efetuava as apresentações obrigatórias. No dia 21 de setembro recebi a minha ultima prestaçao de desemprego visto ter iniciado atividade por conta de outrém dia 24-9-2015
Dia 26-10-2015 , recebo no correio , carta da seg social com um pedido de devoluçao de 97€ +- pagos a mais e tenho 30 dias para devolver este valor.
Nao consigo obter resposta desde dia 2 fevereiro por parte de ninguém.Hoje enviei novo email visto que por telefone nao dao estas informaçoes . Mas que raio , já trabalho e faço descontos desde 1982 será possivel que ninguém me diga nada?Só sabem exigir e ameaçar as pessoas? .Pois também me acho no direito de
Exigir saber o que se passou desde dia 2 de julho até dia 21 de agosto para apenas receber 300€ e nao o acumulado conforme me foi dito na segurança social aquando da minha visita presencial.
O que me disseram foi , a Sra depois recebe tudo junto, entretanto estive 1 mes e meio a recorrer a familiares para me ajudarem. Quero um extrato de divida caso tenha existido e que nunca fui informada , pretendo de igual modo explicaçoes sobre os €150 retirados+ o mes e meio que nao foi pago.
É um direito que me assiste querer saber os porquês de todas estas anomalias.
Tendo em conta o tempo de espera desesperante nas filas seg social e como estou a trabalhar nao posso , a entidade empregadora diz que os assuntos pessoais sao tratados fora do horário de trabalho , nao posso me dar ao luxo de faltar um dia e descontarem no vencimento este valor porque me faz muita falta.
Já fiz várias tentativas e quando chego aos serviços tenho sempre mais de 120 pessoas à minha frente .

Obrigada
Luisa Duarte

Data de ocorrência: 28 de outubro 2015
Segurança Social
9 de novembro 2015
Exmos. Senhores,

Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida para o e-mail do(a) interessado(a).

Núcleo de Gestão do Cliente

Centro Distrital de Setúbal
Luisa Duarte
11 de novembro 2015
Boa noite ,

Fiquei parcialmente esclarecida e lamento ter de recorrer através do portal da queixa para me reponderem e saber exatamente o que se tinha passado.
Continuo afirmar que não recebi qualquer valor em Julho. Quero e vou deslocar-me mais uma vez à segurança Social e vou exigir documentação relativa às transferências efetuadas desde julho.
Coloquei outra questão à qual nao me responderam rigorosamente nada, em relação à carta que recebi a pedirem que restitua noventa e tal euros recebidos a mais . Agora pergunto, estive desempregada até dia 24 de Setembro, data que assinei contrato com a atual empresa se nao fosse eu com 50 anos a arranjar trabalho para mim , bem podia esperar sentada à espera do IEFP que só nos empurra para cursos vergonhosos. Comecei a fazer descontos desde 1982 , que nunca abusei de baixas na minha vida que nunca usei nem abusei de subsídios a nao ser de desemprego que é um direito que me é devido , foi para isso que descontei e continuo a descontar e ja contribui muitos anos para pagar subsidio a outras pessoas na mesma situação. Exigem-me um valor que recebi dentro da data que me era devido enquanto desempregada Exigem-me a devolução num prazo de 30 dias. Expliquem-me por favor através de cálculos como se eu fosse muito burra.
As prestações são transferidas e caiem na conta dia 21 outras vezes a 22 de cada mês , ou seja, estamos a falar de 30 dias , porque motivo tenho de devolver se está contabilizado o mês em 30 dias? Os senhores nao me pagavam de 30 a 30 de cada mes e sim de 21 a 21 de cada mes ...nao estou a perceber as vossas contas e preciso que me expliquem!

Aguardo resposta
Obrigada