Seguro Directo Marca Recomendada
Ageas Portugal, Companhia de Seguros, S.A.
  • A sua seguradora

• 21 861 23 23
  • Praça Príncipe Perfeito n.º 2,
    1990-278 Lisboa
  • reclamacoes@segurodirecto.pt

Seguro Directo - Não reposição da situação anterior a sinistro

Pedro Francisco apresentou a reclamação
10 de janeiro 2023
Contactei telefonicamente a seguradora várias vezes, existindo gravação das conversas, no sentido de me ser prestado esclarecimento relativo ao facto de, na reparação da minha viatura acidentada, não ter sido reposta a situação existente anterior ao acidente. A jante acidentada não foi devidamente reparada e foram utilizadas peças de substituição não originais, sem o meu consentimento expresso. Perante a minha contestação a estes factos, a seguradora informou via e-mail o que transcrevo de seguida: (...) Em relação à colocação de peças de material equivalente, trata-se de um procedimento habitual quando a viatura tem mais de 5 anos e não é solicitada a colocação de peças de material de origem; por último, em relação à reparação da jante frente lado direito a mesma está no relatório de orçamentação. (...).
Contestei a argumentação da seguradora no dia 22/11/2022, via e-mail, nos seguintes termos: (...) Informo que até à data da ocorrência (13 de julho de 2022), o veículo não tinha sofrido nenhum acidente e todas as peças do mesmo eram originais.
Assumi que as peças a utilizar eram originais da marca, uma vez que é pressuposto, após um acidente, que deve ser reposta a situação que existia antes do dano se ter produzido, logo com peças originais e reparação ou substituição da jante, caso não fosse possível com a reparação repor a situação original, como veio a verificar-se (a jante não foi devidamente reparada).
Ao longo do processo nunca fui interpelado ou questionado sobre o tipo de peças a substituir, assim como o tipo de reparação a efetuar na jante.
Nestes termos, solicito a V. Exas. que me informem dos procedimentos a efetuar para que seja reposta a situação da viatura, que existia no momento anterior à ocorrência. (...).
Relativamente a este e-mail, não recebi resposta nem qualquer outro contacto no sentido de resolução deste diferendo.
Data de ocorrência: 13 de julho 2022
10 de janeiro 2023
Caro (a) Cliente,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Assim que possível iremos contactá-lo (a) sobre o assunto.

Apoio ao Cliente
24 de janeiro 2023
Caro Cliente,

Informamos que emitimos comunicação para o seu email.

Apresentamos os nossos cumprimentos,

Apoio ao Cliente
24 de janeiro 2023
Embora me tenho sido um email da Seguro Directo, a reclamação ainda está por resolver.
21 de fevereiro 2023
Apesar da Seguradora me ter enviado mail a informar que a situação se encontrava em análise, há cerca de um mês, porque tinham pedido esclarecimentos ao perito, continuo a aguardar uma resposta/solução para a minha reclamação. Informo ainda que o veículo à data do acidente tinha 5 anos e todas as peças eram originais Renault.
8 de março 2023
Continuo a aguardar que a minha reclamação tenha uma resposta clara e objetiva. Pelo menos isso...
Inconcebível e desrespeitosa a forma de atuação da seguradora.