Seguros Logo
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
13.1

Seguros Logo - Desvalorização do capital seguro em 63% de um ano para o outro

Pedro Silva apresentou a reclamação
14 de janeiro 2020
Venho por este meio reclamar sobre a desvalorização do meu veículo e os critérios utilizados para calculo.
Em 2016 fiz o contrato com a vossa companhia de seguros Logo, foi incluída a cobertura de Furto ou Roubo.
Todos os anos o seguro sofre um aumento e o capital seguro a respectiva desvalorização do capital seguro.
Estranho agora, neste ano ser realizada uma desvalorização de 4.045,34 para a próxima anuidade, quer dizer que um veiculo avaliado em 6.398,42 no ano de 2019 pode valer 2.353,08 em 2020?
Não me parece razoável, nem legal, a desvalorização aplicada de 63%, na consulta realizada a ASF foi dito que a mesma deveria ter por base a tabela.
Em contacto telefónico a companhia refere que dada a idade do veiculo não será possível contratar um novo seguro com danos próprios e o valor seguro é 2.353,08. Ou seja, ficando eu de mão atadas, não tenho outra solução senão aceitar o valor agora proposto de menos 4.045,34 euros e pagamento da referida apólice. (Todos os anos sobe cerca de 10 euros)
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2020
16 de janeiro 2020
Caro Senhor,
Recebemos a sua reclamação, que nos mereceu a melhor atenção.
Informamos que vamos analisar a situação exposta, de modo a respondermos o mais breve possível.

Para mais esclarecimentos, pode contacta-nos através:
• do email reclamacões@logo.pt
• pelo telefone 707 999 732

Obrigado,
16 de janeiro 2020
Exmos Srs.

Recebi as condições particulares que me fizeram o favor de enviar por email e mais uma vez, vejo que tenho razão para reclamar a desvalorização que me foi aplicada para a próxima renovação da presente apólice.

Conforme adenda a condições Particulares da Apólice:

"A partir do termo da anuidade em que o veículo completar 10 anos, contados a partir da data da sua primeira matrícula/ano de construção, o
respectivo valor sofrerá uma desvalorização equivalente a 10% ao ano.
O valor seguro do veículo será o indicado pelo Tomador de Seguro no início do contrato e sofrerá as desvalorizações mensais previstas na tabela
ou resultantes da desvalorização de 10% ao ano acima referida, com efeitos a contar dessa data e até ao seu termo de vigência, e caso exista,
tendo em conta o valor de mercado à data de início de cada anuidade e comunicado nas condições de renovação."

Ora se em 2019 o valor era 6.398,42€ de acordo com as regras -10% em 2020 o que dá 5.758,58€ e não os 2.353,08€ que correspondem a 63,2% de desvalorização num só ano.

Agradeço a correção do capital seguro, conforme estipulado nas condições particulares "Menos 10% ao Ano a partir de 10 anos de idade da viatura".

Melhores Cumprimentos,

Caro Senhor,

Informamos que na data de hoje (20/01/2020), enviámos resposta à sua reclamação.

Temos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas
Pode contactar-nos através:
• do email reclamacões@logo.pt
• pelo telefone 707 999 732

Obrigado,
Resposta LOGO

Caro cliente,

Recebemos a sua nova reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta ao assunto exposto, informamos, conforme nossa comunicação de 15.01.2020, que o capital para a renovação se encontra correcto. As condições de renovação e a actualização do capital decorrem por automatismo pelo a alteração do mesmo será impraticável.

Mais informamos que face a idade da viatura (12 anos) não será possível efectuar qualquer alteração ao contrato, ou seja, para a cobertura de furto ou roubo o limite máximo são 12 anos. No entanto, pode manter o produto uma vez que a contratualização foi feita antes do carro atingir os 12 anos.

No entanto, compreendemos o seu desagrado.

Atentamente,
Em resumo:

Fica então confirmada a desvalorização de 63,2% de um ano para o outro, na resposta dada pela Logo.
De acordo com as condições particulares a partir do 10º Ano, são -10% mas estão a aplicar 63,2%.
Fui ainda informado que é assim e ou aceito ou não posso fazer novo contrato devido a idade da viatura, forma simpática de dizer é assim e pronto.
Mais uma vez, informo que não aceito e vou continuar a apresentar queixa na entidades competentes.
Emos Srs.

Mais uma vez, devo referir que estão a aplicar uma desvalorização de 63,2% no capital seguro de 2019 para 2020.

Conforme condições particulares da presente apólice, a partir do 10º ano da primeira matricula da viatura, deveria ser aplicado 10% de desvalorização do capital seguro por anuidade, e não os 63,2% que pretendem aplicar.

Não se trata de alterar a cobertura, mas sim das regras das condições particulares aplicadas na mesma, sabendo V. Exas que numa viatura com 12 anos não poderá ser contratado outro seguro de danos próprios.

Dada a vossa posição, será naturalmente apresentada, uma queixa na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

Melhores Cumprimentos,