Seguros Logo
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
12.1

Seguros Logo - Pagamento de um estorno - contrato seguro automóvel

José Matias apresentou a reclamação
22 de dezembro 2018
Subscrevi junto da LOGO S.A., em Janeiro de 2017, um contrato de seguro com o Nº 7010371102. A modalidade de pagamento escolhida para este contrato foi o Paypal. No início de 2018 fui residir num país estrangeiro, tendo solicitado o cancelamento deste seguro, solicitando o correspondente estorno do pagamento do contrato para 2018 (devolução do montante já pago automaticamente através do Payal). Solicitei também o pagamento deste estorno através da mesma via usada para o pagamento (Paypal), o que permitiria o recebimento do montante, uma vez que já me encontrava no estrangeiro. A LOGO S.A. confirmou o cancelamento do contrato, prontificando-se a devolver o montante, mas recusando-se a fazê-lo através do Paypal, dizendo que a única possibilidade seria através de cheque, e exigindo-me uma carta a comprometer-me a não usar a carta verde que já tinha sido enviada (exigência que cumpri).

Passados cerca de seis meses do meu pedido, em Julho de 2018, e não tendo o pagamento da LOGO S.A. sido feito por qualquer via (cheque ou Paypal), queixei-me junto da Paypal, tentando reaver a importância paga, por um contrato entretanto anulado. A Paypal contactou a LOGO S.A. e foi notificada que o pagamento do estorno através de cheque já havia sido feito e deu o caso por encerrado. Fui então avisado, por família, em Portugal, em Julho de 2018, de que havia efetivamente chegado, via postal, um cheque da LOGO com o montante do estorno. O cheque enviado exigia a minha assinatura, para ser recebido, e tinha – ainda que tivesse sido enviado apenas em Julho de 2018 - estranhamente, a data de 7 de Fevereiro de 2018 e um prazo de validade até Agosto de 2018. Ou seja, na prática tinha apenas o prazo de um mês para o receber. A LOGO S.A. sabia que me encontrava a residir num país longínquo, onde as comunicações são muito difíceis e demoradas, e que na prática é impossível o trânsito via postal nos dois sentidos no tempo reduzidíssimo de um mês, para que o cheque seja assinado e depositado/recebido.

Encontro-me à data da reclamação, em Portugal, temporariamente, e pude finalmente depositar o cheque, que foi recusado, suponho que por se encontrar fora do prazo. Solicitei então à LOGO S.A. o favor de substituir este cheque por um válido, e o meu contacto ficou sem resposta. Estou por conseguinte na situação de ter pago um contrato cancelado, e impedido de usar a correspondente carta verde (por me ter sido exigido que me comprometesse a não a usar), sem conseguir receber a importância do estorno a que tenho direito, por aquilo que me parece ser uma evidente má vontade da seguradora LOGO S.A. em cumprir as suas obrigações para com os clientes. Tenho todos os comprovativos dos vários contactos, manifestei-me sempre disponível para assumir eventuais despesas decorrentes de eventuais devoluções via Paypal e irei até às últimas consequências para receber o estorno a que tenho direito.
Data de ocorrência: 22 de dezembro 2018
2 de janeiro 2019
Exmo. Senhor,

Informamos que a exposição efetuada encontra-se em análise.

Daremos resposta com a maior brevidade possível.

Gabinete de Qualidade
Seguradoras Unidas, S.A.
8 de fevereiro 2019
Exmos Senhores,

Gostaria de saber se já foi concluída a análise da exposição em causa, em caso afirmativo, qual é o resultado dessa análise.

José Matias.
15 de fevereiro 2019
Exmo Senhor José Matias

Informamos que, na data de hoje, remetemos resposta relativamente ao teor da reclamação apresentada.

Gabinete de Gestão de Reclamações
Seguros LOGO, SA.
16 de fevereiro 2019
[NOTA: As moradas e referências seguiram no email enviado à LOGO S.A. mas foram eliminadas deste comentário por razões fáceis de entender]

.....................................................................

Exmos Senhores,

Agradeço a resposta de Vas Exas à minha reclamação no Portal da Queixa, bem como os esforços e diligências que dizem ter efectuado junto do vosso departamento de Tesouraria para que o pagamento deste estorno chegue a bom termo.

Estou de novo longe de Portugal e procurarei decerto obter confirmação da chegada da Vossa prezada correspondência à minha morada em Portugal. Contudo fico de novo preocupado ao ler, na mesma mensagem, que a carta seguiu "para a morada da apólice". Relembro que vos havia solicitado que a correspondência relativa a esta reclamação fosse enviada para uma morada portuguesa distinta desta (em email de 14 de Dezembro de 2018) e que comuniquei a Vas Exas que a toponímia das ruas da cidade em que resido foi alterada pelo Município, o que terá estado na base na devolução da vossa segunda carta-cheque, conforme vos informei em email do passado dia 31 de Dezembro de 2018. A minha morada física continua a ser a mesma, a designação é que passou a ser diferente e os CTT devolvem a correspondência enviada para a morada antiga. Tentei também, nessa data, fazer a modificação da designação da morada (para a nova designação) e do endereço de email associado à minha conta, no dia 31 de Dezembro de 2018, através da aplicação Android myLOGO. Recebi apenas confirmação da alteração do endereço de email e constatei, agora mesmo, que a actualização da designação de morada que efectuei não foi tida em conta.

Assim, se Vas Exas usaram a designação antiga da minha morada (a que figura na apólice cancelada em Janeiro de 2018),

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

a vossa correspondência será mais uma vez devolvida e não será desta vez que esta operação de devolução será encerrada.

A nova designação da morada (que assinalei na aplicação Android myLOGO em Dezembro de 2018) é a seguinte :

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

O transtorno causado pelas dificuldades de comunicação, o desgaste e as demoras, são válidos tanto para mim como para a LOGO S. A., e poderiam ter sido evitados, com uma maior flexibilidade da vossa parte nos meios de devolução, e também não ignorando os vários pedidos que fiz antes de recorrer a este Portal da Queixa. Tudo fiz, julgo, da minha parte, para tentar tornar este processo o mais simples e rápido possível, solicitando a devolução pelo mesmo meio que usei para pagamento (PayPal), tendo-me eu oferecido para custear eventuais despesas de devolução (pedidos, um recusado e outro ignorado por Vas Exas) e mais tarde, tendo-me eu oferecido, quando estive em Portugal no final do ano passado, para me deslocar fisicamente às instalações da LOGO para receber pessoalmente este cheque e evitar mais demoras e dificuldades de comunicação.

Fico a aguardar que Vas Exas confirmem a morada de envio da vossa correspondência, sendo certo que se continuaram a usar a antiga, não reconhecida pelos CTT, a vossa correspondência continuará a não chegar à minha morada em Portugal e este assunto continuará sem conclusão. Espero que isto não se confirme.

Na expectativa da Vossa resposta e com o meu agradecimento e os meus cumprimentos,

José Paulo Matias.

On 15-Feb-19 21:40, LOGO Reclamações wrote:
> Exmo. Senhor,
> Acusamos a recepção da reclamação, através do Portal da Queixa, que nos foi endereçada cujo conteúdo notámos.
> No seguimento do exposto, cumpre-nos informar que foram encetados esforços junto do nosso departamento de Tesouraria para que fosse emitida nova carta-cheque e anulada a anterior.
> Tivemos a informação que, no dia de hoje, foi gerada a carta-cheque com o nº 059XXXXX.X em substituição da anterior 061XXXXX.X tendo a mesma sido remetida via correio normal para a morada da apólice. Deste modo solicitamos que aguarde a sua recepção.
> Adicionalmente, face ao tempo decorrido, não poderemos deixar de lamentar e de reconhecer um desempenho não compatível com os parâmetros de qualidade exigidos.
> Não estaremos isentos de erro. Objectivamente, e decerto V. Exa. anuirá, qualquer empresa, seja em que ramo for, vive da satisfação dos Clientes, potenciais ou efectivos. Conscientes do transtorno em que V. Exa. incorreu, apresentamos o nosso sincero pedido de desculpas.
> Com os melhores cumprimentos,
> Gabinete de Qualidade
> Seguradoras Unidas, S.A
28 de junho 2019
Exmos Senhores,

Recebi nos últimos dias, finalmente, em Timor-Leste, onde me encontro a residir permanentemente e a trabalhar (como Vas Exas têm conhecimento), a Vossa correspondência, contendo o cheque de substituição para pagamento do estorno da minha apólice, devido em Janeiro de 2018.

O tempo muito longo do percurso desta correspondência deve-se a vários factores:

- tempo para a carta chegar da morada da apólice até meus familiares em Portugal, que ma puderam enviar pelos correios.
- tempo de trânsito através dos correios para TImor-Leste.
- grandes atrasos em toda a correspondência para Timor-Leste, devidos a eliminação e encarecimento recente de vôos de Singapura e Bali para Dili.

O cheque enviado tem um prazo de utilização até 15 de Agosto de 2019, mas trata-se, desta vez (ao contrário do primeiro cheque) de um cheque "não à ordem", o que significa que na minha condição de não residente em Portugal, não posso depositá-lo nem recebê-lo no país onde resido (porque é um cheque de um banco português), nem posso devolvê-lo, assinado, a Portugal para que uma pessoa da minha confiança possa depositá-lo, por mim, na minha conta (pois os cheques não à ordem só podem ser depositados pelo titular). Como resido muito longe de Portugal e não me posso ausentar do país onde trabalho, no decorrer do período de validade do cheque, irei continuar impossibilitado de receber este estorno a que tenho direito.

Ainda assim, e uma vez que tenho conta em Timor-Leste num banco que pertence ao mesmo grupo bancário do banco onde tenho conta em Portugal (BNU e CGD respectivamente), tentei solucionar a questão localmente. Efectuei uma exposição à gerência do meu banco timorense, explicando a situação, e solicitando que aceitassem o cheque, no banco com sede em Timor, para que fosse remetido a Portugal, para depósito na minha conta portuguesa, apresentando aqui as minhas identificações para efeitos legais. O pedido foi infelizmente indeferido.

Assim, apesar das vossas diligências e atenção, na prática, os meios e formas usadas por Vas Exas para tentar este reembolso não têm na prática qualquer eficácia em permitir que este processo se conclua. Depois de explicar a Vas Exas a minha situação actual, que já descrevi detalhadamente, os meios/prazos escolhidos para tentar este reembolso é relativamente óbvio que são os menos eficazes possível. Como esperam Vas Exas que consiga receber um cheque de um banco português, "obrigando-me" a estar fisicamente presente no momento do depósito, quando resido num país a 15 000 kms de distância, por sinal, até, num local bastante isolado?

Solicito assim, de novo, a Vas Exas, o favor de procederem a uma forma de pagamento que me permita de facto receber este cheque, como julgo que é intenção de toda a companhia honesta como a de Vas Exas desde o início deste longo processo. Se Vas Exas desejarem insistir no cheque bancário "não à ordem", que me obriga a estar em Portugal e fazer o depósito eu mesmo, informo que irei a Portugal no final do ano e uma simples extensão do prazo de uso do cheque seria suficiente para solucionar esta questão. Uma transferência bancária já teria permitido solucionar este problema há muito tempo, bem como uma simples devolução através do mesmo meio usado para pagamento da apólice (PayPal), tendo-me eu já disponibilizado para pagar eventuais custos associados a este reembolso.

Na expectativa da vossa compreensão para com o que foi exposto, aguardo a resposta de Vas Exas. Atentamente.
8 de julho 2019
Exmo Senhor

Informamos que, nesta data, remetemos resposta relativamente ao teor da reclamação apresentada.

Gabinete de Qualidade
Seguradoras Unidas, S.A.
8 de julho 2019
Exmos Senhores,

Acuso a recepção da vossa resposta, que agradeço, bem como a disponibilidade para efectuar o pagamento do estorno através de um meio simples, tendo em conta as limitações associadas à minha condição de não residente no país.

Informo que enviei a Vas Exas resposta à vossa solicitação, via email.

Subscrevo-me com os melhores cumprimentos.