ServiceAssistência - Devolução do dinheiro

Raul Cunha apresentou a reclamação
30 de novembro 2021
Vou tentar reportar "detalhe a detalhe" para que retirem as vossas conclusões:
No dia 15 de Novembro de 2021, cerca das 15h, contactei a Service & Assistência (https://www.serviceassistencia.com/contactos - 934 689 300 - empresa: Service & Assistência Tfsl, Unipessoal Lda, NIF515360171) para reparação de um microondas AEG.
Informaram-me que a deslocação era gratuita e que o diagnóstico seria de 30€, caso não adjudica-se a reparação. Se avançar com a mesma, o valor seria abatido no final. Aceitei!
Em menos de 30mn, um dos técnicos liga-me (do qual tenho o nome, nr tlm, carro e matricula para dar a quem de direito se necessário), e aparece em casa em menos de 1h sem qualquer identificação, quer no carro quer no uniforme.
Confirmei com ele as condições de diagnóstico antes de efectuar qualquer acção e, uma vez que confirmou o mesmo que a colega ao telefone, disse para avançar.
Expliquei-lhe que o microondas ligava o ecrã, aquecia no modo Grill mas não aquecia no modo "normal" e não rodava o prato.
Ligou o microondas e ficou a olhar para ele uns 2 minutos enquanto tocava em alguns botões... cheirou em vários locais (calculei que fosse para perceber se algo estava queimado) e logo em seguida disse que "talvez fosse da placa principal". Perguntei se não era melhor abrir para ter certezas? Disse que sim, podia fazer isso...
Quando ia para abrir ficou mais uma vez a olhar para o microondas e que rapidamente percebi que não tinha chaves para abrir (os parafusos têm uma altura no meio). Fui buscar o meu jogo de chaves e lá abriu. Voltou a olhar, voltou a cheirar e repetiu "é uma avaria da placa principal, não dá para reparar, só substituindo por uma nova".
Perguntei qual seria o valor? Ao que me respondeu que: "a placa ronda os 150€ e a mão de obra 50€/hora" e a garantia seria de 1 ano e só para a placa substituída.
Com um orçamento de 200€ (no mínimo), em que tinha apenas uma garantia de 1 ano para uma peça, era óbvio que não iria avançar, uma vez que, poderia comprar um microondas novo e com 2 anos de garantia total, por cerca de 150€.
Quando fui para pagar, disse-me que apenas podia ser em dinheiro ou por MB Way. Estranhei, mas lá paguei por MBWay uma vez que não tinham multibanco.
Perguntei pela fatura, ao qual disse-me que, "se quiser fatura tem de pagar mais 23%". Contestei que, ao telefone e no inicio da nossa conversa nunca se falou em 30€ + IVA, mas sim e apenas, em 30€ (que obviamente tem incluido o IVA e com direito a fatura).
Depois de o "técnico" sair, e uma vez que achei todo o procedimento estranho, fui pesquisar a empresa na net onde encontrei dezenas de queixas semelhantes, incluido aqui Portal da Queixa e na Deco.
Percebi que estava perante um esquema, onde em menos de 30mn, recebem 30€ após darem diagnósticos aleatórios e super caros, para inibir o cliente em avançar e pagar automaticamente os 30€, ou mais, como vejo nas várias queixas.
Para ter certezas, mandei reparar o microondas numa empresa com loja física e paguei 58€ por todo o serviço! O problema estava numa placa secundária que comunicava com o botão da parta.
Logo, não só o diagnóstico estava errado como sobre valorizado!
Liguei para a empresa e pedi para falar com a responsável. Não foi permitido, mas pediram-me para relatar e que iriam passar a informação á diretora e que depois dava um feedback.
Depois de vários minutos a tentar explicar tudo, disseram-me logo que era pouco provável que devolvessem o dinheiro, que nunca o fazem e com um discurso formatado "o Sr. é que não aceitou o orçamento, logo, tem de pagar, certo!?"
Disse que seria melhor pensarem bem no meu relato e que me devolvessem o dinheiro pois era uma burla e fuga ao fisco!
Passaram 4 dias e ninguém ligou! Como tal, liguei eu novamente para a empresa! Depois de vários minutos de espera, a suposta "diretora" atendeu. Disse que ainda não tinha ligado porque estava em casa. (fiquei sem perceber?)
Sem querer ouvir muita a minha explicação veio com o mesmo discurso da colega, dizendo ainda que falou com o técnico dela e que ele disse que tinha feito tudo ao contrário do que eu dizia... não percebendo o que ela quer dizer com "tudo ao contrário", questionei 3x ao qual disse-me que não tinha tempo para estar a falar comigo e que fizesse o que quisesse, mas não devolviam o dinheiro!
Tentei reclamar no livro de reclamações on-line e este não existe! Tentei saber informações da empresa no site e nada encontro: Nomes, moradas, contribuintes, política de privacidade, cookies, etc... tantas violações da lei digital - "contrato á distancia".
Aqui estou eu... a queixar-me no Portal da Queixa. Vou avançar para a Deco, ACT, ASAE, Policia e todos os organismos necessários até me devolverem o meu dinheiro e acabar com esta burla!
Data de ocorrência: 15 de novembro 2021
21 de março 2022