Servigrupo - Condomínios
C. M. Martins, Unipessoal Lda.
  • Avenida de Portas, 135 Meixomil
    4595-257 Paços de Ferreira
  • geral@servigrupo.pt

Servigrupo - Obras e barulhos nas horas proibidas por lei

Em tratamento
silvia ribeiro mesquita
silvia mesquita apresentou a reclamação
15 de abril 2018

Boa tarde venho novamente pedir vossa ajuda para seleccionar este probelema que tenho com a empresa de condomínio do prédio onde hábito eu e a minha família já apresentei várias reclamaçoes por email e presencialmente na loja de condomínio e nada é resido por parte a minha primeira reclamação diz respeito aos ruídos fora de horas ou de madrugada ou depois das 22horas e pela noite dentro já chamei várias vezes a polícia porque o conduminiu ou sr. Admistradora da servigrupo diz que em situações de ruído tenho de chamar a polícia coisa que eu até entendo só que já os chamei várias vezes e os agentes da autoridade dizem que o conduminiu tem de fixar um aviso na entrada do avisar os condonimos da respectiva lei do barulho com os respectivos horários em que serão punidos por lei e é isto que eu ando à cinco anos a pedir à empresa servigrupo que venha afixar esse mesmo aviso no prédio e eles se recusao a fazer é até já os informei que a polícia disse que eles têm obrigação e já o deveriam ter feito à muito e afixar esse mesmo aviso de lei do ruído e até hoje nada consegui eles empresa ServiGrupo dizem que as pessoas sabem da lei e não e por a lei estar afixada que eles vão compir!! Mas eu como condonimos acho e a polícia também que a lei afixada na entrada do prédio ajudava a resolver a situação até porque o problema não é só o ruído dos vizinhos fora de horas outro dos problemas aqui no prédio têm a ver com obras em apartamentos não habitados e que vêm empresas de obras fazer as respectivas obras a qualquer hora do dia e da noite e até ao fim de semana que é proibido por lei obras em prédios ao fim de semana ainda este sábado foi mais um dia desses ainda não era 8horas da manhã acordei com muito barulho no prédio levantei me fui ver donde vinha o barulho e vinha do quinto andar de um apartamento que está vazio avisei os senhores que não podiam fazer obras ao fim de semana e muito menos aquela hora ao qual os senhores me responderam que o responsável pelo apartamento só lhes deu a chaves para virem fazer as obras e não lhes impôs qualquer restrição ao horário e mais uma vez na entrada do prédio dizem os senhores não à qualquer aviso eu entrei em contacto com a servigrupo no sábado à contar a situação que se tinha passado de manhã e o senhor admistrador voltou a não me dar razão quanto ao aviso do ruído e das obras disse que não foi informado e que não é um aviso afixado que ia evitar as obras eu estou bastante indignada porque não vejo interesse por parte da empresa servigrupo nem seus admistradora em fazer alguma coisa eles simplesmente não se metem em nada que aconteça no prédio dizem para chamar a polícia e a polícia quando diz que eles também tem que fazer alguma coisa no mínimo afixar os avisos as pessoas até podem nem respeitar na mesma mas pelo menos eles os avisos estariam lá e enquanto não estiver não sabemos se vão respeitar e se melhorava a situação aqui no prédio passando à minha terceira reclamação é que já à mais de um ano o meu marido foi apresentar à mesma empresa servigrupo um reclamação porque chove em cima do nosso carro no aparcamento porque por cima dele tem uma abertura para estar luz no prédio e dá me impressão que seja um vidro sintético que não tem manutenção à muitos anos e por isso sempre que chove o nosso carro leva banho disseram ao meu marido mandar um técnico passado um tempo deram me a mim a mesma resposta vamos mandar um técnico e até hoje nada!!! Não consigo tirar os senhores daqui porque como é que apresenta orçamentos mais baixos chega às reuniões e ganha mas como empresa de condomínio trabalha muito mal obrigada pela vossa atenção

Data de ocorrência: 15 de abril 2018
19 de abril 2018
Regista-se aqui a resposta enviada via email à comunicação enviada pela ora Reclamante, também por esta via no passado dia 14.04.2018 pelas 14:15.
A resposta abaixo transcrita, foi enviada às 15:16.
"Boa tarde Exma. Senhora Silvia Mesquita,

Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhora atenção.

Lamentamos que a sua opinião e “paciência” para com a Servigrupo Condomínios, enquanto administração do condomínio Edifício Xxxxxxxxx XX, se esgote por comportamentos menos cívicos, efetivamente contrários à lei, mas sobre os quais como deve compreender esta administração não tem qualquer responsabilidade.
Lamentamos igualmente, que avalie o trabalho de uma administração, pelo ruído produzido por trabalhadores contratados por um condómino, que não deu qualquer conhecimento à administração de que iriam ocorrer obras na sua fração. Serão certamente os seus critérios.

Como bem se subentende da sua comunicação, a legitimidade para a agir face à violação da lei geral do ruído é das autoridades competentes, e não da administração do condomínio.

Quanto à situação concreta que nos reporta, como se disse acima em momento algum foi comunicado a esta administração que se iriam realizar obras na fração em causa, situação pela qual não poderia ser colocado qualquer aviso prévio.

A não existência de uma aviso no prédio a lembrar todos os comportamentos que devem ser evitados, ou os impedimentos a que os condóminos estão sujeitos, ou terceiros contratos por condóminos, como o caso que nos reporta, não pode ser entendido como uma desculpa para que não sejam cumpridas as regras básicas de civismo e convivência.
A título de exemplo, não existem avisos espalhados pelas ruas a dizer “Proibido Roubar”, e no entanto, é intrínseco de que tal comportamento é ilícito.

Efetuaremos aviso diretamente ao condómino proprietário da fração em que as obras se encontram a ocorrer, dando-lhe conta de que as obras no interior da sua fração podem apenas ser realizadas nos dias úteis, no horário compreendido entre as 08H e as 18H, esperando que situações como esta não se voltem a repetir, e assim ver salvaguardado o bem estar e descanso de todos os moradores.

MCpts.
João Machado"

Acresce ainda referir, e relativamente à suposta infiltração de água na zona garagem, que vêm sendo apresentadas propostas em assembleia para realização das necessárias obras de reabilitação do edifício, designadamente quanto à reparação e/ ou substituição de clarabóias que permitem a iluminação natural da zona garagem, contudo o orgão deliberativo do condomínio não aprovou tal intervenção.
Importa também registar que se desconhece a visita da ora reclamante ou seu marido às nossas instalações a reclamar sobre este assunto.

A ora reclamante é apenas inquilina da fração, pelo que se aconselha, se informe com os seus senhorios, proprietários da fração, relativamente às deliberações que são tomadas pela assembleia de condóminos, designadamente quanto aos orçamentos aprovados.

A titulo informativo, e apenas isso, a Servigrupo Condomínios não tem como politica a sob-orçamentação, até pelos procedimentos definidos no âmbito da politica de qualidade.
O preço não é de todo reconhecido como uma vantagem que nos diferencie da concorrência, bem pelo contrário. Contudo, os serviços prestados, qualidade e transparência com que o fazemos sim, são um fator diferenciador.

Pelo exposto, damos como encerrado este "processo de reclamação".

Sem outro assunto de momento.
Atentamente,
João Machado.
22 de março 2024
Exma. Sra. D. Sílvia Mesquita,

Face à inatividade da sua reclamação a 15-04-2018, informamos que, caso não acrescente nada a este assunto, iremos passar este processo para o estado "resolvido".

Agradecemos o seu contacto.

Atentamente,
Servigrupo Condomínios.