Servitis, Lda

Servitis - Máquina de lavar louça

Isabel Abreu apresentou a reclamação
22 de julho 2020
Boa Tarde,

Devido a um pico de corrente ocorrido no passado dia 21/04/2020 da responsabilidade da EDP Distribuição foi-nos solicitado que obtivéssemos os relatórios técnicos certificados para os electrodomésticos danificados. Ao abrigo do serviço da EDP Funciona solicitamos um técnico para nos avaliar o frigorífico, máquina de lavar roupa e máquina de lavar louça.

No dia 30/04/2020 um dos técnicos da SERVITIS deslocou-se à nossa residência, e fez uma avaliação superficial dos equipamentos do qual resultou o relatório e orçamento que foi enviado à EDP Distribuição.
Nesse mesmo dia o Técnico garantiu-nos a completa reparação de todos os equipamentos.

Na semana de 8 a 13 de Junho/2020, e após a aprovação da EDP Distribuição agendamos a reparação da máquina de lavar roupa e a de lavar louça para o dia 15/06/2020
No dia 15/06/2020 o mesmo técnico deslocou-se e desmontou as duas máquinas. Levou os módulos para substituir, porque na sua primeira visita simplesmente retirou a referência das máquinas e não das partes avariadas. Informou que chegariam em poucos dias e sendo questionado sobre o dia em que viria efectuar a reparação informou que regressaria na quarta-feira dia 17/06/2020.
Após muitos telefonemas, o técnico contacta dia 30/06/2020 a informar que iria nesse mesmo dia fazer a reparação.
No dia 30/06/2020 repara a máquina de lavar roupa e informa-nos que não tinha vindo antes porque não tinha o modulo electrónico da máquina de lavar louça. Atendendo à situação em que nos encontramos fomos compreensivos para a situação do atraso de entregas, apesar de não termos sido informados ficando agendado para data posterior a reparação da mesma.
No passado dia 08/07/2020 regressa com o modulo, única avaria que tinha sido reportada, confirmada e registada pelo técnico, para reparar a máquina de lavar louça e a mesma não fica reparada e refere que a máquina necessita de outra peça. Face a isto e à situação orçamentada no dia 30/04/2020 informamos que não iremos pagar outra peça, porque o orçamento inicial (sem abrir qualquer máquina) não incluía outra despesa, da qual já tínhamos sido ressarcidos pela EDP Distribuição.
Somos informados que iria reparar a máquina no dia 21/07/2020, já fora de horas, mas com o nosso acordo, tentou reparar a máquina. É só então que somos informados que afinal a máquina não tem arranjo, este segundo modulo também não soluciona a avaria e informa que enviará um relatório no dia seguinte.
Na nossa opinião tudo isto seria evitável se na primeira ou segunda visita o técnico fosse mais assertivo na sua função, como foram os técnicos de outra entidade que repararam a máquina de secar roupa e o exaustor danificados pelo mesmo pico de corrente, sendo até o exaustor mais antigo do que a maquina de lavar a louça.
Só com muita insistência conseguimos hoje receber o relatório da avaria que informa que apesar da substituição dos dois módulos electrónicos a máquina não trabalha derivado ao mau estado em que se encontra juntamente com fotografias em anexo retiradas sem o nosso conhecimento. É exactamente o mesmo estado em que se encontrava no dia 30/04/2020 quando o técnico visitou na primeira vez, não é uma máquina nova e foi o próprio técnico que nos garantiu que a mesma tinha reparação. Aliás no dia 08/07/2020 o técnico não mencionou nenhum problema respeitante à condição da máquina, quando tentou a reparação da avaria que tinha reportado inicialmente.
Atendendo à situação achamos extremamente desagradável a forma de actuação do técnico, não pondo em causa que de facto se trata de uma máquina já usada, com notórios sinais de utilização, mas funcional antes do pico de corrente portanto perguntamos:

3) a avaliação técnica certificada foi a base para o reembolso da EDP Distribuição, se estava errada de inicio não é mais legitimo terem enviado no segundo relatório que por lapso a primeira avaliação estava errada e afinal a máquina não tinha reparação?

Tivemos outra entidade a reparar a máquina de secar roupa e o exaustor da cozinha e o comportamento na primeira visita foi totalmente diferente. A primeira máquina a ficar reparada foi a máquina de secar roupa e neste momento o exaustor também já se encontra reparado.
Como temos um termo de comparação a assistência da SERVITIS é fraca dado que só nos conseguiram reparar uma das máquinas e coloca-nos numa situação desagradável.

Face ao acima exposto declaramo-nos insatisfeitos com a SERVITIS e esperamos que a possibilidade de sermos ressarcidos pela EDP Distribuição não seja impedida pela actuação da empresa.

Isabel e Bruno Abreu
Data de ocorrência: 22 de julho 2020
23 de julho 2020
Exma. Sra. Isabel Abreu

Desejo que se encontre bem e de saúde.

Em primeiro lugar queria-lhe agradecer pela forma direta e prática como coloca a sua reclamação, pois só assim conseguimos melhorar e corrigir a qualidade do nosso serviço de assistência técnica.

A Servitis Lda, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e está no mercado desde 2006. Conta com parceiros de negócio como a EDP, Endesa, Worten, Auchan, AKI, Lardocelar, MApfre, Europ-assistance, Martifer e várias marcas de Equipamentos como Cointra, Bereta, OLI, Bosch, Vaillant, Vulcano, Roca, etc, em que se responsabiliza e compromete a prestar um serviço de assistência técnica, inovador e de qualidade.

É com estes pressupostos que diariamente os nossos técnicos, todos credenciados pela DGEG com as carteiras profissionais exigidas, prestam assistência a centenas de clientes, primando pela sua satisfação em cada intervenção.

Em nome da empresa que represento, gostaria de lhe responder, dizendo que estamos a analisar todos os detalhes das intervenções realizadas aos equipamentos identificados, e iremos responder para o seu email, esclarecendo todas as questões que levanta.

Ainda assim aproveito este meio para responder ás questões finais que coloca:
1) se o seu estado não permitia reparação porque nos foi feito um relatório e orçamento? Como técnicos acreditados, obviamente a intenção é resolver /reparar ao menor custo e não propor a substituição do equipamento. Existe sempre a comparação relativa sobre o valor de custo de reparação do equipamento, idade do equipamento e seu estado de conservação, e respectivo custo de equipamento novo, que neste caso em particular justificou a possibilidade de reparação.
2) apesar de compreensível o atraso na entrega de peças, porque tivemos continuamente de insistir com o serviço EDP Funciona para podermos ter agendamentos concretos? No período em causa, pelas dificuldades geradas pelo surto da pandemia, vários Fornecedores/Marcas e produtores, encerraram, outros ficaram em Lay/off e outros ainda atrasaram entrega de encomendas. Por essa razão os agendamentos só foram realizados depois de confirmadas a recepção dos componentes identificados para substituir e garantir a reparação.
3) a avaliação técnica certificada foi a base para o reembolso da EDP Distribuição, se estava errada de início não é mais legitimo terem enviado no segundo relatório que por lapso a primeira avaliação estava errada e afinal a máquina não tinha reparação? O processo de reparação de qualquer equipamento, assenta numa base de diagnóstico sequencial, que vai eliminando sucessivos problemas que o equipamento poderá ter. Nunca num primeiro orçamento colocaremos todas as peças/componentes que possamos imaginar que estarão danificados.

Disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais, informo os meus contactos, para qualquer esclarecimento que pretenda realizar.

João Roque da Cunha
Administrador Executivo
913062325
joao.cunha@servitis.pt
26 de julho 2020
Boa Noite,

Atendendo às vossas respostas presumo que não nos enviarão um novo relatório.
Relativamente ao ponto 1 o vosso procedimento só teve uma eficácia de 50%, comparativamente com a outra empresa que nos prestou assistência.
Tanto no que diz respeito à entrega de peças como ao processo de reparação (ponto 2 e 3), é de lamentar que uma empresa com a vossa dimensão seja batida por uma consideravelmente mais pequena.
Toda esta situação resulta de uma deficiente assistência do vosso técnico, que não levou em conta os vossos procedimentos de diagnóstico sequencial. Ao contrário da outra empresa que nos reparou o exaustor e máquina de secar roupa cujos diagnósticos foram precisos e cuja reparação se efectivou nos custos orçamentados.
Considero lamentável que nunca coloquem num primeiro orçamento todas as peças/ componentes que possam considerar estar danificadas. Caso efectuassem um diagnóstico e uma análise mais cuidada talvez não acontecesse.
De salientar mais uma vez que o técnico foi informado que seria necessário um relatório e um orçamento, para efeitos de reembolso. Quando somos informados que o diagnóstico está incorrecto, que a máquina continua em avaria apesar da substituição do módulo electrónico, e é sugerido que seja levada para a vossa oficina para reparar, naturalmente recusamos porque nunca tinha sido orçamentada essa possibilidade.
Para finalizar gostaríamos que tivessem assumido os vossos erros e evitado que nos fizessem um segundo relatório, no qual responsabilizam o estado da máquina, em vez do pico de corrente, com fotografias que o vosso técnico não foi autorizado a tirar.

Isabel e Bruno Abreu
27 de julho 2020
Exma(o). Sra. Isabel e Bruno Abreu,

Agradecemos a sua informação, que analisámos e demos o melhor seguimento. De referir que relativamente a intervenções realizadas por outras empresas, não comentamos, nem opinamos, pois a ética profissional assim o exige. Portanto relativamente aos seus comentários comparativos, em nada os podemos sequer comentar, pois enquadram-se no âmbito das suposições.

Por fim gostaria de reforçar a informação que no diagnostico de avarias, o levantamento dos componentes que eventualmente possam estar avariados e necessários de substituir, é sequencial, e no seu caso depois de substituir a primeira placa electrónica(a de comando) só depois se verificou necessidade de substituir a segunda placa electrónica (de serviço), verificando que ainda assim, o equipamento não funcionava, e que o mau estado apresentado pelo mesmo, o custo de reparação era demasiado elevado, e justificava a substituição.

João Roque da Cunha
Administrador Executivo
913062325
joao.cunha@servitis.pt
Isabel Abreu avaliou a marca
10 de dezembro 2020

Não recomendamos esta entidade e caso pretendam pesquisem na Internet que vão ver mais reclamações. Caso algum técnico se desloque a vossa casa não o deixem sem supervisão no local, porque podem surgir fotografias sem autorização.