99,5%
7,7%

SFAM - Débito direto automático sem a minha autorização

Vitaliy P apresentou a reclamação
30 de novembro 2023
No dia 24 de Outubro ligaram-me da SFAM para "renovar o modelo de telemóvel" de graça (tudo isto na sequência do seguro de telemóvel grátis durante 1 mês - loja Xiaomi, grupo Celside). Identificaram-se como SFAM, e forneceram os meus dados pessoais corretamente.
Perguntaram se estava interessado. Com o pé atrás, disse que não. Insistiram e perguntaram se podiam enviar e-mail com mais informações. Eu aceitei.

Depois de analisar melhor o e-mail (SEM CLICAR EM NENHUM LINK nem autorizar) marquei como spam/lixo e apaguei.
Duas semanas depois recebo o e-mail:
"Caro/a cliente,

Gostaríamos de o informar que o período gratuito da sua subscrição ao serviço Buy Back Classic está a terminar. Assim, beneficia dos serviços seguintes :

Faça evoluir na gama os seus aparelhos, graças ao serviço Buy Back Classic²

Os seus aparelhos recolhidos e substituídos sem depreciação por um modelo mais recente²

Aplicável a smartphones

Possibilidade de uma troca por ano, após 12 meses de adesão

Um limite global de 700€ por ano de subscrição

Preço de 9,99 € por mês para o primeiro ano e 19,99 € por mês, nos anos seguintes²

O serviço Buy Back Classic tem o primeiro mês gratuito, depois terá um preço de 9,99 € por mês, no primeiro ano de subscrição. Nos anos seguintes, o preço é de 19,99 € por mês, ou seja, 109,89 € no primeiro ano de subscrição e 239,88 € nos anos seguintes.

Os nossos conselheiros estão à sua disposição para responderem às suas perguntas de segunda a sexta, das 9h às 19h (chamada sem valor acrescentado a partir de um telefone fixo) através do :

300 527 514

Agradecemos a sua fidelidade e a confiança que nos concede."

Simplesmente ignorei e movi para lixo - como não assinei nenhum contrato, não me preocupei.
Ora, para a minha surpresa, no dia 29 de Novembro foi criada na minha conta bancária o débito direto automático (sem limite máximo de montante), e no mesmo dia, o pedido de débito de €9,99!

1 - Não autorizei nem assinei nenhum documento para o efeito.
2 - Estou a apresentar a queixa às autoridades.
3 - Banco foi avisado, débito anulado.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2023
5 de dezembro 2023
Boa tarde Vitaliy,

Pedimos desculpas pelos transtornos causados. Com a finalidade de oferecer a melhor solução para o seu caso, um agente entrará em contato com você o antes possível. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em nos escrever novamente.

7 de dezembro 2023
Boa noite,

Confirmo a recepção do e-mail com a confirmação do cancelamento do contrato (que não assinei/aceitei/aderi):

"
Olá,
Confirmamos que já processamos o seu pedido de resolução do contrato Buy Back e Pacote de Serviços, com efeitos a partir do dia 05/12/2023.
Os nossos conselheiros estão à sua disposição para responderem às suas perguntas de segunda a sexta, das 9h às 19h (chamada sem valor acrescentado a partir de um telefone fixo) através do:

300 527 514

Agradecemos a sua fidelidade e a confiança que nos concede.
O seu Serviço de Apoio ao Cliente
"

Situações a considerar:
1 - Exijo o reembolso total do valor indevidamente cobrado;
2 - "Encomenda" enviada para a minha morada não foi aceite, e não será levantada por mim.

Tendo estas situações resolvidas, podemos considerar o caso como terminado.

19 de dezembro 2023

Agradecemos o seu contacto. Para garantir de que podemos lhe ajudar com a sua solicitação, abrimos uma reclamação nº 932377. O departamento responsável irá analisar o seu expediente e entrará em contato o antes possível para poder lhe ajudar com a gestão. Estamos a sua disposição para o que precisar.

16 de janeiro 2024
Boa noite,

Até ao momento nem reembolso, nem contacto.

24 de janeiro 2024

25 de janeiro 2024
Boa noite,

Confirmo que recebi o vosso comunicado por e-mail.
Assim que a situação ficar normalizada fecho a reclamação.

7 de março 2024
Boa noite, de novo,

Ainda a espera da resolução.
Quão rápido a tirar indevidamente, mas devagar a devolver.

8 de março 2024

Lamentamos saber que o seu caso ainda está em tratamento. Acabamos de notificar o departamento encarregado para que possam revisar o seu expediente. Um a gente irá estudar o seu caso e lhe contactará o antes possível para lhe informar sobre o estado do seu reembolso. Seguimos a sua disposição para qualquer consulta.

SFAM
SFAM está a aguardar resposta do utilizador
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.