Shopkit
Shopkit Marca do Mês
Marca do Mês
Performance da Marca
80.2
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
53,3%
Taxa de Solução
83,3%
Média das Avaliações
70%
Taxa de Retenção de Clientes
100%
Prémios e distinções
Marca do Mês
Ranking na categoria
Shopkit - Web Services, Unipessoal Lda
  • 969057993
    Chamada para rede móvel nacional
  • Avª do Empresário, 1
    6000-767 Castelo Branco
  • support@shopk.it

Shopkit - Renovações de serviço sem autorização e apropriação de saldo de conta corrente

Resolvida
7/10
Joel Gonçalves dos Santos Silva
Joel Silva apresentou a reclamação
14 de janeiro 2022
Iniciamos um projeto de loja online, mas que em pouco tempo verificamos a sua inviabilidade.
Decidimos adquirir um plano anual para obter desconto. Apesar do uso do software ter sido menos 2 dois meses, como optamos pelo plano anual, tivemos de suportar o custo. Até aqui aceitamos que não reembolsem pelos meses cujo serviço não foi utilizado.
Após esse ano , e inclusive o domínio da internet ter caducado - logo também não podiamos usar o serviço, nem que quiséssemos, como não renovamos o plano anual, a Shopkit cobrou, por auto iniciativa um valor mensal pelo serviço, que note-se não foi utilizado nem solicitado, isto porque gravam os dados do cartão de crédito na base de dados, o que não lhes permite atribuir planos de pagamento conforme lhes convém.
Adicionalmente o software shopkit tem uma funcionalidade que obriga a fazer carregamentos de uma conta corrente para poder pagar pelo envio das mercadorias da loja, ou utilizar noutros serviços , no futuro , se solicitados, nomeadamente outras aplicações ou publicidade. Esse valor carregado é um adiantamento por um serviço que ainda não foi prestado.
Como a loja encerra solicitamos o valor da conta corrente, contudo recusam a reembolsar. Ora trata-se de um adiantamento para serviços a eventualmente usar.
Havendo saldo positivo na conta corrente há uma apropriação de um valor indevido pois o serviço não foi prestado. Trata-se de uma apropriação indevida de quantias por serviços não prestados.
A politica de obrigar a fazer estes carregamentos antecipados e recusar o reembolso transmite má fé clara , podendo ser definida por burla.
Também solicitamos o reembolso da mensalidade cobrada, sem autorização, sem formulário de débito direto assinado , sem escolha de tipo de plano ou modalidade de mensalidade. Mais uma vez aproveitando-se dos dados do cartão de crédito para cobrarem valores por serviços não solicitados e não prestados.
A vossa empresa é tão incumpridora, tal como espelha o facto de ainda não ter registado as contas de 2020 na conservatória de registo comercial, que já leva um atraso superior a 6 meses,
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2022
Joel Silva
29 de janeiro 2022
Depois de analisarmos as contas da empresa, verificamos incongruências, identificando-me e com uma ameaça na Autoridade tributária, devolveram-me o mês que me cobraram sem autorização.
O valor que tinha carregado o Site para futuros gastos (+/-20€), inclusive de transporte, que não foram prestados, não devolveram.
Esta verba cobrada, sem prestar o serviço, continua a ser apropriação indevida de ativos alheios, no caso apropriaram-se de dinheiro meu sem prestar o correspondente serviço. Como o valor em causa é relativamente baixo, estão à espera que não faça a referida queixa formal junto das autoridades competentes, contudo é uma questão de principio. Se se apropriarem indevidamente de dinheiro de utilizadores, por pouco que seja, não é ético.
Resolveram metade do problema.
Shopkit
16 de fevereiro 2022
Caro Joel,

Ao contrário do que é indicado na reclamação apresentada, nenhum comerciante é obrigado a carregar a Conta Corrente da loja para manter a sua loja a funcionar na plataforma da Shopkit.

O valor carregado em Conta Corrente não é necessariamente um adiantamento por um serviço que ainda não foi prestado, uma vez que pode também ter sido carregado pelo comerciante para ser utilizado com outra finalidade (ex. renovação da mensalidade de um plano de serviços na plataforma ou a compra de aplicações).

Nos Termos e Condições do serviço, com os quais concordou no momento em que fez o seu registo na plataforma, está referido que os valores em Conta Corrente não são reembolsados nem convertidos em qualquer tipo de crédito.

Apesar de não considerarmos que tenha existido qualquer apropriação de valores com a manutenção do saldo em Conta Corrente após o cancelamento da loja, procurámos abrir uma excepção e o valor foi reembolsado.

Não podemos deixar de repudiar a forma como na presente reclamação são feitas afirmações infundadas sobre aspectos contabilísticos e fiscais da nossa empresa. A Shopkit actua no mercado há vários anos e sempre de forma honesta e transparente, pelo que em momento algum agimos de má fé.

Obrigado pela atenção,
Shopkit
Joel Gonçalves dos Santos Silva
Joel Silva avaliou a marca
13 de abril 2022

Era evitável a reclamação se houvesse bom senso da marca à partida.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.